Começam as aulas na rede estadual de ensino

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

O dia foi de reencontro com colegas, gestores e professores para os cerca de 800 mil estudantes da rede estadual de ensino que retornaram as aulas nesta segunda-feira (11). Nas escolas, as boas-vindas foram dadas por meio de diferentes atividades, incluindo palestra, apresentações culturais e atividades lúdicas. No Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos (CEEP) Isaias Alves - ICEIA, localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, a inauguração do ano letivo contou com a presença do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues. O ano letivo segue até 16 de dezembro, totalizando uma carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos.

Jerônimo deu as boas-vindas à comunidade escolar. “Chego à Secretaria da Educação com ótimas expectativas ao ver nossa turma envolvida, com as escolas preparadas para que os estudantes possam ser melhores cidadãos e profissionais. Nossos alunos terão todo o nosso esforço no que se refere à qualificação das condições de trabalho para o nosso quadro de profissionais para que o processo de ensino e aprendizagem seja o melhor possível”, disse.

Jerônimo falou sobre os esforços empreendidos para qualificar cada vez mais a Educação no Estado. “Estou muito disposto a ajudar o governador Rui Costa a cumprir a sua palavra na responsabilidade do Estado com a Educação, sendo a escola um lugar de aprendizado, de relacionamento e de compartilhamento de um bom tempo da vida dos estudantes. Meu pedido é que nossos alunos participem do projeto pedagógico com dedicação e façam cada vez mais a escola um ambiente de felicidade”, enfatizou.

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
O estudante Gabriel Moraes Magalhães, 16, chegou ao CEEP Isaias Alves acompanhado de sua mãe, Marilene Moraes. Empolgado com a nova experiência de fazer o curso técnico de Computação Gráfica, o aluno falou sobre as suas expectativas. “Estou feliz e ansioso, porque vai ser meu primeiro ano nesta escola. Estou apostando que vai ser muito legal, pois já tenho uma boa referência da minha mãe, que foi aluna daqui”.

A mãe de Gabriel, por sua vez, destacou a importância da participação da família na vida escolar dos filhos. “Por mais que eles considerem mico os pais os acompanharem na escola, a gente sabe que todos os pais acompanham os estudos dos filhos, eles têm um melhor rendimento. Vim com ele na matrícula, estou aqui hoje, no primeiro dia de aula e estarei sempre por perto. Como já estudei aqui, sei que Gabriel vai estudar em um excelente complexo escolar”.

No 4º ano do curso técnico de Informática, o estudante Caio Ruan Nere, 17, falou sobre o último ano na unidade escolar e dos planos para deixar um legado para os colegas. “Eu e mais dois colegas estamos querendo desenvolver o ‘Handbook’, que é um aplicativo com conteúdo didático, com o objetivo de facilitar o acesso à ampla informação sobre as diversas áreas do conhecimento. É com esta expectativa de criar esse programa móvel que inicio este ano letivo”, contou.