Comitê da Educação realiza 5º Telesseminário de Boas Práticas da Gestão Escolar

O Comitê da Educação, uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Associação Baiana para Gestão Competitiva (ABGC), realiza, no dia 19 de novembro, às 13h30, o 5º Telesseminário de Boas Práticas da Gestão Escolar. O evento acontece no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, por meio de videoconferência transmitida para todas as salas das Diretorias Regionais de Educação do Estado (Direc). As inscrições já podem ser feita no site www.fieb.org.br/abgc.

O Colégio Casa Jovem II é exemplo de Boa prática

Nessa edição, serão apresentados três cases: Colégio Estadual Professora Natália Vinhaes e Escola Municipal Alto de Coutos, ambas de Salvador, e Escola Municipal Professora Maria Iranilde Lôbo, do município de Brumado. Este ano, o case convidado virá da Escola Municipal Rivadávia Côrrea, do Rio de Janeiro, cuja experiência será contada pela diretora da unidade, Bárbara Portilho, em palestra com o tema Qualidade em educação se faz assim.

“É um evento muito interessante, numa parceria da Secretaria da Educação do Estado com a Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), por meio da ABGC, que traz a público experiências bem-sucedidas de escolas das redes pública e privada, visando disseminar as boas práticas escolares”, enaltece o superintendente de Organização e Atendimento da Rede Escolar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, José Maria Dutra, que é coordenador do Comitê da Educação. O objetivo do Comitê da Educação, completa, é contribuir para a melhoria da aprendizagem dos estudantes.

Ente o período de 2008 e 2012, foram realizados quatro Telesseminários de Boas Práticas da Gestão Escolar, contando com a participação efetiva de 1.792 profissionais da educação, tendo sido apresentadas dez boas práticas, dentre as 67 inscritas pelas próprias escolas, e seis práticas de sucesso de instituições convidadas. Todas as instituições educacionais públicas ou privadas do Estado da Bahia podem participar.

Programação

14h - Abertura - Secretário da Educação do Estado da Bahia - Osvaldo Barreto Filho.

14h10 - Tema: Contextualização do Comitê da Educação e do Telesseminário  - Prof. José Maria Dutra, Coordenador do Comitê da Educação e Superintendente da SUPEC e Paulo Roberto Antunes, superintendente da ABGC.

Case Convidado

14h25 - Tema: Qualidade em Educação se faz assim, com a diretora da Escola Municipal Rivadávia Côrrea – RJ, Bárbara Portilho Mediadora: Daniella Araújo /Coordenação do Cerimonial

15h05 - Intervalo

15h20 - Case 1: O Projeto 5S desenvolvendo uma cultura organizacional através de uma forma simples, mas abrangente de agir, com a diretora  da Escola Estadual Professora Natália Vinhaes  - Salvador, Cacilda Braga Régis

15h40 - Case 2: Seja Empreendedor, com a diretora da Escola Municipal Alto de Coutos  - Salvador, Emanuelle Montes Lopes Santos.

16h - Case 3: Monitorando a Aprendizagem, com a diretora da Escola Municipal Professora Maria Iranilde Lôbo – Brumado, Rita de Cássia Miranda Silva Brito

16h20 - Interatividade

17h20 - Encerramento