Complexo Integrado de Educação de Caetité disponibiliza plano de estudo para mais de 770 estudantes

Palavras-chave:

Fotos: divulgação
Em um momento que todo o país se mobiliza para minimizar os efeitos provocados pela pandemia do Coronavírus (COVID-19), unidades escolares da rede estadual de ensino buscam alternativas para motivar os estudantes neste período de suspensão das aulas. No Complexo Integrado de Educação de Caetité (CIEC), os professores estão disponibilizando "Planos de Estudo" que contemplam atividades pedagógicas adequadas a cada turma, que somam 771 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, com oferta da Educação em Tempo Integral.

"Esta iniciativa tem duas intenções. A primeira é mantermos os nossos alunos em isolamento, como medida eficaz de contenção à proliferação do vírus. E a segunda é criarmos uma ambiência de estudos, envolvendo toda a família. O trabalho está suspenso na escola, mas os professores do CIE de Caetité estão comprometidos com a aprendizagem dos seus alunos. Por isso, eles estão recebendo os  Planos de Estudo de todas as disciplinas, via grupo de líderes no WhatsApp, contendo livros em PDF, videoaulas, lista de exercícios, fichas de leitura, roteiro de pesquisa e produção textual, dentre outras atividades. Chegou a hora de utilizarmos a tecnologia para fortalecer o trabalho pedagógico", destacou a diretora do CIEC, Marizete Carvalho.
 
O professor de História, Ângelo Borges, ressaltou a importância de manter os estudantes em atividades que ampliem o conhecimento. "A proposta é produzirmos conteúdos que mantenham os estudantes ocupados e se dedicando a atividades pedagógicas, mantendo suas mentes distantes da preocupação, ansiedade e dúvida,  mas, ao mesmo tempo, acendam e mantenham vivas a chama e a esperança de dias melhores. Com certeza, iremos tirar lições muito valiosas e os professores vêm desenvolvendo estas atividades de forma prática com a utilização da internet, para quem tem acesso, e com o uso dos livros didáticos e anotações realizadas em aulas que já tivemos, mantendo a linha de trabalho da unidade que mantém a conexão interdisciplinar nas diversas áreas do conhecimento".
 
Para a professora de Biologia, Eudite Carneiro, essas atividades também contribuem para os estudantes que buscam o ingresso no Ensino Superior, neste ano. "É importante que os estudantes que pretendem prestar o vestibular e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), ainda este ano, mantenham uma rotina produtiva de estudos em casa. Para isso, estamos imbuídos em elaborar planos de estudos à distância, com o intuito de auxiliar os nossos alunos a aproveitar o tempo e focar na construção de conhecimentos.  Com o retorno das aulas, pretendemos oferecer aos alunos a oportunidade de socializar com os colegas e com os docentes os conhecimentos adquiridos durante este período. Esta foi a estratégia encontrada por nós para manter os nossos estudantes informados e atualizados". 
 
O estudante do 3º ano do Ensino Médio, Gabriel Fernandes, falou como as atividades contribuem na continuidade do seu aprendizado. "Seria muito prejudicial se ficássemos esse período sem estudar. Principalmente para aqueles que querem fazer o ENEM e o vestibular este ano. Por isso, estas atividades estão nos mantendo atualizados em relação aos conteúdos e, com certeza, é benéfico para todas as séries, porque o que é aprendido no início da nossa formação também faz parte de todo o conhecimento e se torna necessário para nós". 
 
Suspensão das aulas
O governador Rui Costa anunciou a suspensão de aulas, no dia 19 de março, nas escolas estaduais e da rede privada, em todos os municípios da Bahia. As determinações têm por objetivo evitar a disseminação do vírus que causa a doença Covid-19.  Após a suspensão, as aulas da rede estadual deverão ser repostas, garantindo os 200 dias de ano letivo.
 

Notícias Relacionadas