Complexo Integrado de Educação em Ipiaú comemora semana da dança com oficinas e debates sobre arte

Palavras-chave:

Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, o Complexo Integrado de Educação, em Ipiaú, está realizando uma semana voltada à prática artística, com palestras, oficinas e apresentações. O encontro segue até a próxima sexta-feira (29), com uma agenda que inclui debates sobre projetos pedagógicos, padrões estéticos, estilos de dança, linguagem artística, videodança e coreografia, além de diálogos com artistas locais. 
 
Samile Sampaio, aluna do 3° ano do Ensino Médio, já conhecia a linguagem artística, e destacou que o evento contribui de forma positiva para o cotidiano dos alunos. "Sou de um grupo de capoeira aqui em Ipiaú e nós trabalhamos também com danças afro, maculelê e a dança da colheita. Vejo este momento no colégio como algo maravilhoso. Estamos tendo a oportunidade de nos aprofundar no conhecimento da dança e, junto com isso, podemos nos expressar e sentir as misturas de sentimentos. Dançar nos faz expressar e colocar para fora o que guardamos, como a raiva, a angústia e o medo”.
 
Para o idealizador do projeto, Leonardo Félix, que é professor de Educação Física e técnico em Dança, o momento auxilia os estudantes a vivenciarem novos momentos, quebrando paradigmas e conceitos. “A semana da dança surgiu para que o aluno pudesse conhecer as diferentes concepções em torno da arte. Vivemos em uma cultura de massa em que padrões estéticos do corpo e estilos da dança são postos em evidência. Queremos refletir sobre o tema. Com tudo isso, buscamos práticas pedagógicas que possibilitem esse diálogo.  Isso faz com que despertem o senso crítico, reflexivo e uma busca por diferentes formas de expressão que causem o impacto desejado”. 
 
Além de benefícios para a vida pessoal e acadêmica dos estudantes, a diretora da unidade, Léa Barreto, ressaltou a importância de apresentar a arte para os estudantes como forma de trazer transformações para a comunidade local. “Estamos inseridos em um mundo em movimento e no espaço escolar não pode ser diferente. Aqui, valorizamos as produções artísticas e culturais, incentivando o protagonismo juvenil e potencializando as diversas formas de expressão e conhecimento. A arte contribui para o enriquecimento do processo ensino e aprendizagem, que vem com benefícios para a comunidade escolar como um todo”.

Notícias Relacionadas