Complexo Integrado de Itabuna desenvolve plano de estudos e vídeoaulas para estudantes

Palavras-chave:
Para manter os estudantes ativos e engajados neste momento de isolamento social, promovido pela prevenção e pelo combate ao Coronavírus (COVID-19), o Complexo Integrado de Educação de Itabuna criou um plano de atividades para o estudo em casa. Os conteúdos são organizados de forma interdisciplinar, abordando temas ligados a orientações sobre o vírus, além de conteúdos ligados às disciplinas regulares. Com planos de estudo e produção de vídeoaulas, os gestores e professores buscam metodologias que possam contornar o impacto da suspensão das aulas.
 
A coordenadora pedagógica da unidade, Cristina Fidelis, explicou que as atividades estão tendo uma ótima resposta dos estudantes. "Criamos os planos de estudo, orientando como poderiam se organizar para as atividades, respeitando o tempo e espaço deles. O resultado pode ser entregue por meio de um diário de bordo ou portfólio digitais ou por meio da ilustração de um caderno físico. Estamos recebendo uma excelente devolutiva que vem nos chamando bastante atenção. A gestão também orientou os professores sobre a produção de vídeoaulas, para que os estudantes tivessem mais esta ferramenta de aprendizado. Na verdade, é tudo novo também para os educadores, por isso também estamos apendendo como lidar com o momento", ressaltou.
 
O estudante João Henrique da Cruz, 18, do 3° ano do Ensino Médio, falou sobre o signigicado das atividades neste momento de isolamento social. "A importância de manter a aprendizagem neste período difícil é que não se pode ficar parado, pois a vida continua e os estudos também. De certa forma, este período que estamos enfrentando nos ensina a importância da tecnologia como um todo, até porque, no atual momento, o ensino on-line se fará presente em nosso dia a dia até o fim deste período. Então, tanto os gestores, professores, diretores e coordenadores e, é claro, junto aos estudantes, têm se esforçado para nos passar o conteúdo atualizado e em dia, para que não fiquemos com um vasto prejuízo", disse.
 
Já a estudante Mellina Rocha, 17, do 2º ano do Ensino Médio, explicou como está a sua rotina de estudo. "Neste período de quarentena, a professora Cristina criou um grupo na plataforma WhatsApp para passar as atividades propostas, com um plano de estudo inserido. Ela sugeriu fazer em folhas de ofício, on-line, ou no caderno do colégio, dividindo os dias da semana com as datas e que fôssemos preenchendo. Hoje, por exemplo, fiz a atividade de História, citando as principais epidemias, e a de Geografia, falando a rota de contaminação. Aí, seguimos sucessivamente até citar todas as matérias no plano", contou.
 
Suspensão das aulas - O Governo do Estado prorrogou até o dia 03 de maio a suspensão das aulas em toda a Bahia, devido ao isolamento social para conter a disseminação do Coronavírus. As aulas serão repostas na rede estadual de ensino.

Notícias Relacionadas