Complexos Integrados de Educação promovem encontros virtuais sobre temáticas alusivas ao Dia da Mulher

Palavras-chave:

 

Os Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), continuam realizando, por toda a semana, uma série de encontros virtuais do Projeto Conexões. A iniciativa visa fortalecer a rede colaborativa de ações, os conhecimentos e o protagonismo estudantil dos CIEs. Os encontros desta semana abordam a temática “Vozes femininas”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, com a presença de mulheres convidadas. As atividades são realizadas sempre às 19h, através de plataformas, como o Google Meet.

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, ressaltou a importância da temática. “No mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher; da luta e resistência; e da busca identitária no mundo capitalista dessas mulheres guerreiras, ao longo do processo histórico, faremos uma análise sociohistórica com os nossos estudantes, a partir de temas bastante interessantes”.

Nesta terça-feira (9), às 19h, a professora Martha Matos, que atua no CIE de Porto Seguro, vai abordar o tema “A voz que vem da espiritualidade: arquétipos femininos em povos de terreiros como formação de alteridade”. "Na conversa de hoje, falarei sobre a importância do reconhecimento dos arquétipos femininos em povos de terreiros para a formação da identidade através da alteridade. Quando nos remetemos às religiões de matriz, uma parte importante é saber as histórias contadas pelos ancestrais e como isso é importante ainda para que essas culturas resistam ao processo de apagamento e às violências históricas do modelo colonizador”, revelou.

Na quarta-feira (10), o tema em destaque será “A voz que vem do corpo - identidade: o cabelo como ato político”. A estudante de Ciências Sociais da Universidade de Santa Cruz (UESC) vai falar sobre uma Estação do Saber que desenvolveu com estudantes do CIE de Itabuna, a respeito da construção de identidade. “Buscamos o cabelo como elemento primordial para essa construção. Abordaremos temas como o colorismo, o preconceito e a discriminação racial”, afirmou. A cientista social, Sheila Carvalho, também tratará do tema. “O cabelo é parte fundamental do nosso reconhecimento e pertencimento enquanto identidade pessoal. Abordar sobre a sua origem, enquanto cabelo crespo e cacheado como ato político, é pensar na aceitação pessoal e identidade, com sua centralidade e suas raízes”, disse.

O tema da quinta (11) será “A voz indígena: suas lutas, dores, resistências e vitórias”. A atividade será conduzida pelas professoras indígenas Maria Cristiane dos Santos, Juliana Santana e Nataly Regina dos Santos, que são da etnia Tupinambá e atuam na aldeia Tupinambá de Olivença, em Ilhéus.

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.

 

Notícias Relacionadas