Comunidade da Escola Parque vive um dia intenso de atividades no Dia D da Saúde e da Cidadania

Os corredores e as áreas externas do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro da Caixa D´Água, em Salvador, ficaram tomados por estudantes, professores, pais de alunos e moradores da região, nesta terça-feira (14/10), quando foi realizada a quinta edição do Dia D da Saúde e da Cidadania. A ação, que contou com a atuação de estudantes e profissionais da área de saúde, serviço social e direito, buscou integrar a comunidade do entorno ao cotidiano escolar e possibilitar o acesso a serviços importantes, como aferição de pressão arterial, teste de glicose e dicas nutricionais.

O grupo Enfermeiros da Alegria fez as honras da casa logo nas primeiras horas da manhã, dando as boas-vindas a quem chegava para participar do evento que contou com 36 estandes que ofereciam serviços em diversas áreas. No espaço da nutrição, por exemplo, as pessoas puderam medir o peso e a altura, tiveram um diagnóstico nutricional por IMC (Índice de Massa Corporal) e foram orientadas sobre alimentação saudável, diabetes e hipertensão, entre outras questões de saúde.

Fotos: Jaqueline Lima/ Escola Parque
“A proposta do nosso evento, de promover ações de saúde e prestar serviços para os estudantes e comunidade, como a verificação de pressão arterial e a realização do teste de glicemia, tem sido, a cada ano, mais bem sucedida. As pessoas se integram de uma forma muito participativa”, avaliou a professora Jaqueline Lima, integrante do Núcleo de Projetos Especiais da Escola Parque, organizadora do evento - que contou com a parceria de instituições como Apae, Obras Sociais Irmã Dulce, Ufba, Unijorge, Unirb e Universo.

As estudantes Gleice Graziele Santos, 16 anos, Stefani Amorim e Juliana Inácio, ambas de 15 anos, todas cursando o 9º ano da Classe VII, também estavam empolgadas para mostrar ao público as suas experiências na área de Ciências. Gleice exibia o poder do repelente caseiro feito à base de cravo da índia, álcool, cereais e óleo vegetal. Stefani explicava o projeto da armadilha para o mosquito da dengue a partir de uma garrafa Pet e Juliana mostrava a maquete sobre as ações de combate ao perigoso inseto.

“Trabalhando em equipe com o objetivo de levar a conscientização a todos sobre a importância de cuidarmos do lugar em que vivemos, estou certa de que uma pessoa contribui, mas várias pessoas ajudando contribuem muito mais”, relatou Gleice.

A mãe do estudante David Santana Bastos, 13 anos, da 5ª série da Classe II, Débora Santana, participava do Dia D pelo segundo ano e dizia estar encantada com tudo. “É um evento maravilhoso promovido pela Escola Parque. Um dos estandes que mais gostei foi o de nutrição por conta das dicas sobre uma alimentação mais saudável”, contou ela, que está para concluir um curso técnica de nutrição.

A programação contou, ainda, com oficinas artísticas, atividades lúdicas de promoção à saúde e prevenção ao câncer de colo do útero e mama, orientação nutricional e odontológica, além da apresentação dos projetos elaborados pelos estudantes a partir do conteúdo abordado em sala de aula, a exemplo da exposição “A cura através das plantas”, dos estudantes da Classe II, sob a responsabilidade da professora Débora Freitas. Na área de estética, corte de cabelo, massoterapia e maquiagem foram alguns dos serviços concorridos.