Comunidade de Nova Viçosa recebe nova sede do Colégio Estadual Jane Assis Peixoto

“Esse é um sonho que se realiza”, disse o estudante do 3° ano do ensino médio, Gabriel Rocha dos Santos, 16 anos, sobre a inauguração da nova sede do Colégio Estadual Jane Assis Peixoto, nesta terça-feira (23/9), no distrito de Posto da Mata, em Nova Viçosa, Extremo Sul da Bahia. A solenidade, que marcou a entrega do novo prédio, contou com a presença do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, de professores, gestores, estudantes, pais e da comunidade local.

Fotos: Clauidonor Jr. Ascom/Educação

A unidade escolar recebeu investimento de R$ 2 milhões, oriundos do Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Dispõe de oito salas de aula, sala de vídeo, laboratório de ciências, parte administrativa (com salas para professores, diretor e vice-diretor), biblioteca, cozinha, quadra poliesportiva e pátio central, com capacidade para atender 960 estudantes do ensino médio. “Temos construído uma cadeia educacional que amplia as oportunidades de estudos para os nossos estudantes. Nosso objetivo maior é a qualidade do ensino e do aprendizado, para, assim, garantir ao estudante o direito de aprender”, disse o secretário Osvaldo Barreto.

Para a diretora da unidade, Cleide Souza Barros, o sonho realizado do estudante Gabriel resume o sentimento de toda a comunidade escolar. “A emoção que os estudantes e professores sentem é a mesma que eu sinto. A construção do novo prédio representa uma conquista. Sabemos que não é o espaço que faz o conhecimento, mas uma boa infraestrutura faz diferença no aprendizado dos estudantes”, declarou a gestora.

Professor de física e matemática, Wadson Andrade Vieira avalia na entrega do novo prédio um universo de possibilidades para o ensino das suas disciplinas. “As condições que ganhamos nesse espaço nos dá a oportunidade de planejarmos aulas diferenciadas, de explicar a física na prática e não ficar tão restrito à sala de aula. Isso contribui para melhorar o rendimento dos estudantes”, disse.

Os estudantes concordam com o docente. “Os professores ganharam mais espaço para trabalhar e podem investir em aulas diferentes. Além disso, se você está em um espaço sem estrutura, perde até a vontade de aprender. Mas quando você está em um ambiente arrumado e com uma boa estrutura, sente mais prazer em estar ali”, revelou a estudante Raiane Rodrigues Fonsceca, aluna do 2° ano do ensino médio.

Outra estudante, Rosinélia Franco Coleta, 14 anos, aluna do 1° ano do ensino médio, destacou, ainda, a importância de ter uma quadra na escola. “O que eu mais gostei foi a quadra poliesportiva. A gente ganhou muito mais espaço”, frisou Rosiléia.

Investimentos – Nos últimos sete anos, o Estado investiu mais de R$ 499,9 milhões em construção, reforma e manutenção da estrutura física das escolas em toda a Bahia, incluindo unidades em localidades rurais, indígenas e quilombolas.