Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Comunidade de Senhor do Bonfim comemora a chegada da primeira unidade do CJCC no interior
Em clima de comemoração, professores, estudantes, gestores, autoridades e comunidade se reuniram na Gamboa, maior bairro de Senhor do Bonfim (375 km de Salvador), nesta segunda-feira (12/5), para receber a primeira unidade do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) no interior do Estado. O espaço é preparado para atender, inicialmente, cerca de 500 estudantes do ensino médio, e conta com sete salas de aula, sala de cinema, sala de games, refeitório e um quadro de nove professores e 16 monitores, ofertando uma diversidade de atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, em três turnos.
As boas-vindas foram dadas pelos jovens músicos da Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses, e, no decorrer da inauguração, o público conheceu o espaço, participou de micro-oficinas, de um Tour Científico e conheceu experimentos como o Túnel Infinito e a Caixa Preta. Construído pela equipe do CJCC Senhor do Bonfim, o Túnel, erguido com livros, utiliza a refração da luz através do espelho para provocar ilusão de ótica. Já a Caixa Preta, mistura arte e ciência com o uso de hologramas, quimioluminescência, light paint e vídeos interativos, possibilitando a imersão do estudante no campo da ciência, em um espaço com quatro ambientes e de fácil compreensão.
Esta é a segunda unidade do CJCC no Estado. A primeira funciona no Colégio Estadual da Bahia (Central), em Salvador. O subsecretário da Educação do Estado, Aderbal de Castro, ressaltou a importância do Centro Juvenil para a política de educação integral do Estado. “O CJCC reforça a ideia da Educação Integral, que vem sendo desenvolvida pela Secretaria da Educação. Além de promover atividades culturais e o acesso dos estudantes ao conhecimento científico, esse espaço cresce na medida em que consegue estabelecer, também, a parceria com outras instituições, como as universidades e centros de pesquisa, e com a sociedade civil”, declarou.
Para o coordenador do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, Iuri Rubim, “essa é uma escola que nasce sem estudantes porque seus alunos vão chegar de outras unidades de Senhor do Bonfim e da região. Por isso, esse momento de inauguração é extremamente importante para apresentar esse espaço aos estudantes e professores e despertar neles um incômodo bom”.
Expectativa – Impressionados com os experimentos, os estudantes circulavam pelos espaços, interagindo com os objetos. “Tudo aqui chama a atenção porque não encontramos essas coisas em qualquer lugar. A minha expectativa é que, aqui, a gente possa aprender de forma ainda mais dinâmica”, contou o estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, Marcos Vinícius da Silva Nogueira, 16 anos.
Localizado na Rua Cantídio Duarte, nº 87, O CJCC de Senhor do Bonfim vai oferecer as oficinas: Contação de Histórias, Games, Universo e seus Mistérios, Sem Morder a Língua (cursos de idiomas – inglês e espanhol) e Raio X da Ciência. Entre as atividades oferecidas, o espaço conta, ainda, com um Cineclube, um Sarau Musical Temático (o Quintoria) e uma Trilha pelo Jardim do Conhecimento, uma área dedicada à exposição de experimentos científicos e educacionais. Durante a Trilha, inspirada no jogo Pac-Man, os estudantes interagem com as peças e têm contato com a demonstração de fenômenos e conceitos científicos envolvidos em cada experimento, aprendendo, também na prática, o que é ensinado em teoria na sala de aula.
Inauguração da Direc – Além do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, Senhor do Bonfim também contou, nesta segunda-feira (12/05), com a entrega da obra da Diretoria Regional de Educação do município (Direc 28), que abrange as cidades de Campo Formoso, Itiúba, Andorinha, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu, Senhor do Bonfim, Ponto Novo, Antônio Gonçalves. O espaço tem 11 salas e, ainda, sala para reuniões, copa, estacionamento e uma área para eventos. “A nova sede vai melhorar não apenas as condições de trabalho dos nossos 54 funcionários e dos professores que recorrem à Direc, mas também, o atendimento à nossa população”, declarou o diretor Helder Amorim.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza formação para novos educadores da rede estadual de ensino
-
Inscrições para o programa Mais Futuro terminam nesta quarta-feira (18)
-
Estudantes da Chapada Diamantina desenvolvem tintura para fins agrícolas à base de cravo-de-defunto
-
Sugestão de pauta - Projeto Ouvidoria Vai à Escola leva atendimento a cinco colégios do município de Candeias
-
Repasses para universidades estaduais chegam a R$ 2,3 bilhões em 2024
-
Estudantes quilombolas revelam potencial criativo em suas escrevivências
-
Governo do Estado investe R$ 27 milhões em novo colégio, em Vitória da Conquista