Comunidade do Bairro da Paz ganha nova unidade escolar em março

Em visita às obras da nova sede do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no Bairro da Paz, em Salvador, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, teve a garantia dos engenheiros responsáveis de que a unidade será entregue à comunidade no final deste mês. Até meados de março, os estudantes já deverão estar instalados no espaço que está sendo construído pelo Governo do Estado, num investimento de mais de R$ 6 milhões, beneficiando cerca de 1.700 alunos.

“Essa construção é um projeto muito bonito e significa uma vitória dos moradores do Bairro da Paz, que sempre se envolveram com a escola, sempre lutaram por uma sede adequada, com uma ótima infraestrutura como essa que será entregue em março à comunidade”, disse o secretário Osvaldo Barreto.

A diretora do colégio, Elísia Mélvia, considera que a nova sede significa a realização de “algo grandioso” para a comunidade do Bairro da Paz. “Isso aqui, para mim e para os moradores, é a concretização de um antigo sonho. A emoção é grande para todos nós, especialmente para as famílias que poderão, agora, ter seus filhos estudando dignamente, perto de casa”, diz.

Infraestrutura - Localizada no próprio bairro, com acesso principal pela Avenida Orlando Gomes, nº 6737, a nova escola possui dois pavimentos, com 14 salas de aula, além de biblioteca, sala de informática e quadra esportiva coberta. Para o coordenador administrativo do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, Carlos Santos, o novo colégio já nasce com um diferencial na luta por uma educação de qualidade: a participação da comunidade do bairro, que tem uma população estimada em 56 mil pessoas.

Essa conquista, considera o líder comunitário Carlos Santos, é fruto do movimento pró-urbanização do Bairro da Paz, iniciado há sete anos. “Nessa época, fizemos uma passeata com mais de mil pessoas até o Centro Administrativo da Bahia para reivindicar um colégio no local. Foi no governo de Wagner, em 2009, que a construção tornou-se uma realidade”.

Exemplo - Mesmo funcionando em um espaço improvisado, o Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos obteve, em 2009, a média 3,6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ensino fundamental da 5ª à 8ª série, enquanto que em 2007 esse número foi 2,8. Com esse resultado positivo – que só estava com projeção para ser alçançado pela escola em 2013 –, a unidade educacional superou a média estadual, que registrou desempenho de 3,1 (ultrapassando a meta prevista de 3,0 para a Bahia). A unidade também contabilizou crescimento na taxa de aprovação, passando de 0,67 para 0,81.

O aumento do índice, na opinião do representante do Conselho dos Moradores, se deve ao esforço conjunto, especialmente dos professores e alunos. “Agora, com essa nova sede, bem estruturada, quereremos nos tornar um colégio referência”.