Comunidade do distrito de Orobó em Valença ganha colégio estadual

A comunidade do distrito de Orobó, no município de Valença, ganha uma nova unidade de ensino nesta terça-feira (6/9). A partir das 9h30, o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o Secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, inauguram o Colégio Estadual Onildo Raimundo de Cristo, que vai ofertar ensino médio regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Projovem Campo – Saberes da Terra. Serão beneficiados cerca de 500 jovens e adultos da localidade, que hoje se deslocam diariamente para Valença para estudar.

“Achei importante a construção desta escola em Orobó. Fica bem perto da minha casa, e vai beneficiar todos os estudantes da região. Não vou precisar acordar tão cedo para me deslocar até Valença. Vai ajudar muito no meu estudo e aprendizado. Vou querer estudar lá, com certeza”, disse Evanilson Oliveira, que hoje é aluno do 1º ano do ensino médio no Colégio Estadual de Valença (Coesva).

O novo colégio possui quatro salas de aula, sala de leitura, laboratório de informática, sanitários com acessibilidade para estudantes com necessidades educacionais especiais, estacionamento, ampla área de convivência para os estudantes, cozinha, área de serviço, almoxarifado, depósito para alimentação escolar, espaço para quadra poliesportiva e horta comunitária.

“Com a nova unidade, muitas pessoas de Orobó, que deixaram de estudar, vão poder voltar às salas de aula para concluir os estudos. A proposta é trabalhar com um projeto que contemple a realidade das pessoas que vivem ali, ajudando,  também, no desenvolvimento da região. Foi a própria comunidade de lá que se organizou para solicitar e ajudar na viabilização desta escola”, afirma Flordolina Andrade, diretora da Diretoria Regional de Educação (Direc) de Valença.

O terreno no qual foi construído o Colégio Estadual Onildo Raimundo de Cristo foi doado pelo morador José Alves. “Sempre via crianças saindo muito cedo em direção a Valença para estudar. E imaginava que elas já chegavam muito cansadas na sala de aula. Acredito que a educação é a única forma de mudar este País. É preciso a mobilização de todos”, considera.

História – O colégio recebe o nome de Onildo Raimundo de Cristo, que nasceu em Valença no dia 16 de setembro de 1943. Foi uma pessoa combativa e ativista, ligada aos interesses sociais. Quando adulto, a família foi morar na Fazenda Cajuru, no distrito de Orobó. Onildo Raimundo foi um dos responsáveis por conquistas para a população, a exemplo da união dos agricultores, em torno de preços mais justos para os produtos da região, como o cravo-da-índia.
O seu nome foi escolhido por unanimidade pela população em homenagem aos esforços empreendidos nesse objetivo em vida. Onildo Raimundo faleceu no dia 30 de setembro de 2009, aos 68 anos.