Comunidade escolar celebra 64 anos do Centro Educacional Carneiro Ribeiro em Caixa D´Água

Estudantes, professores, gestores, funcionários e a comunidade do entorno do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, na Caixa D’água, fizeram uma festa para celebrar os 64 anos de fundação da unidade escolar, na útlima sexta-feira (18/09). No auditório lotado, teve bolo, parabéns e apresentações da banda Juventude Parquiana (JP) e do espetáculo Dançarte, com estudantes das oficinas de música, dança, ginástica artística e ginástica rítmica, oferecidas pela Instituição.

A abertura do evento foi marcada pela exibição de um vídeo sobre as seis décadas de história da escola idealizada pelo educador Anísio Teixeira. “Comemorar 64 anos de Escola Parque representa uma história de realizações. Esta escola trabalha com uma concepção de inovar para o outro e faz isso junto com a comunidade. Não é por acaso que a escola se chama Parque, é porque a palavra está ligada a um espaço de descontração atrelado ao aprendizado em sala de aula e fora dela”, afirmou o diretor da unidade, Gedean Ribeiro.

Para a professora de educação física Maria Baggi, essa característica faz da instituição um exemplo. “Essa escola é muito importante para toda a comunidade e não é à toa que o auditório está lotado. Ela dá um apoio, com a oferta de uma série de atividades gratuitas”.

Estudante do 7° ano do ensino fundamental, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Classe II, Alana Liz Santos Batista, 16 anos, aproveita a festa para lembrar as memórias que guarda da escola. “É muito bom participar dessa festa porque a Escola Parque faz parte da minha vida. Frequento desde pequena, tenho muitas lembranças boas e guardo vários objetos que criei aqui nas oficinas. Esse é um espaço muito importante para mim”, frisou.

A festa contou com estudantes de todas as idades, entre eles dona Julieta Marques da Silva, 80 anos, que participou do espetáculo Dançarte. “Aqui na Escola Parque, a gente encontra muito carinho e muito amor, principalmente o grupo da terceira idade”, contou. Dona Julieta recebeu o apoio do colega Leonardo de Souza Cerqueira, 12 anos, aluno do 7° ano do ensino fundamental no Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Classe II e um dos vocalistas da banda Juventude Parquiana. “A Escola Parque nos ensina muitas coisas e tudo com muita alegria”.

A Escola – Formado pela Escola Parque, que oferece atividades complementares na perspectiva da educação integral, e por mais oito Escolas-Classe, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro foi idealizado em 1947, por Anísio Teixeira, e inaugurado em 1950. Desde então, tornou-se um exemplo de avançada proposta educacional voltada para preparar o estudante para uma sociedade em frequente mudança.

Em um período, os estudantes têm todas as disciplinas do núcleo comum, como matemática, português, geografia, e, no outro turno, têm acesso a outras atividades, oferecidas pelos núcleos de informação, comunicação e conhecimento, de pluralidade esportiva, de artes visuais, de jardinagem, de alimentação e de projetos especiais.