Comunidade escolar celebra 87 anos do Colégio Antônio Bahia

A comunidade escolar do Colégio Estadual Antônio Bahia, localizado em Conceição do Coité (219 km de Salvador), promove uma série de atividades para celebrar os 87 anos da unidade escolar, que foi fundada em 13 de maio de 1929. Dentre as ações destacam-se uma exposição no centro da cidade com fotos e objetos antigos como máquinas de datilografar e outros. Além disso, os estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) produziram textos de cordel, poesias, música e um desfile com fardamentos antigos usados em diferentes épocas.

Fotos: Acervo pessoal
Segundo a diretora do colégio, Mônica Ramos, a criação da instituição foi mobilizada pelo professor Sizenado Ferreira de Souza e Antônio Bahia para agrupar as escolas da época que funcionavam nas casas dos moradores da vila, pois, a cidade pertencia ao município de Riachão do Jacuípe. “Inicialmente a unidade levava o nome de Escolas Reunidas Antônio Bahia em homenagem a um dos seus fundadores, que tinha grande influência na educação. Em 1981 recebeu o nome de Escola Antônio Bahia e, no ano de 2014, passou a se chamar Colégio Estadual Antônio Bahia”, destaca a gestora.

Maria Lopes Souza, 12 anos, do 8º ano, conta que é uma satisfação poder estudar no mesmo colégio que seu pai estudou anos atrás. “Este é um colégio muito tradicional na região e me sinto muito honrada em poder fazer parte dele e aprender muito”, afirma a estudante que foi conferir de perto a exposição de fotografias de vários anos do colégio e equipamentos já utilizados como mimeógrafo e réplicas de carteiras antigas.

“Fiquei surpresa ao ver várias fotos antigas e pude fazer uma comparação do antigo com o moderno porque hoje o colégio possui quadros brancos e não de giz, TV, mesas e carteiras diferenciadas”, diz a estudante Jaqueline Vidas Santos, 13 anos, também aluna do 8º ano. Já sua colega Manuela Lopes de Oliveira, 12 anos, comenta sobre a qualidade do ensino. “Este é o primeiro ano que estudo neste colégio e estou gostando muito dos professores e de suas aulas e é um ambiente que me sinto bem porque posso interagir com outros estudantes e adquirir novos conhecimentos”, afirma.
Fotos: Acervo pessoal
Para a professora de Língua Portuguesa, Tarcisa Silva, a instituição é uma referência na região. “Estou há dois anos fazendo parte desta família e procuro dar o meu melhor para manter o padrão de ensino que o colégio vem desenvolvendo ao longo desses anos, por isso, me sinto privilegiada”, comemora a educadora.