Comunidade escolar celebra escolha dos dirigentes escolares da rede estadual

Depois da grande festa democrática, com as eleições para os novos dirigentes das escolas da rede estadual de ensino, transcorridas nesta quinta-feira (10), a comunidade escolar celebra a escolha dos gestores (diretor e vice), cujos nomes foram conhecidos ao final do pleito na apuração feita em cada escola. Os novos dirigentes terão mandato de quatro anos e deverão estar à frente das escolas no próximo Ano Letivo de 2016.

O resultado final da eleição será homologado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia que editará, em seguida, a nomeação dos diretores e vice-diretores eleitos.

O processo eleitoral, que foi acompanhado por diferentes comissões, foi um sucesso segundo a Secretaria da Educação do Estado e representa mais uma ação do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que visa a melhoria da educação pública na Bahia. “As eleições ocorreram dentro da normalidade, e pudemos observar, nas escolas visitadas, uma participação expressiva dos pais e alunos no processo eleitoral. Isso é bastante motivador, pois reflete todo trabalho da Secretaria em trazer as famílias para as escolas”, declarou o superintendente de Gestão da Informação Educacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, José Sérgio Carvalho.

Acompanhamento da Gestão
Os diretores e vice-diretores nomeados vão participar de cursos em Gestão Escolar oferecidos pela Secretaria da Educação. Além disso, farão avaliações anuais de desempenho, cujos conteúdos levarão em conta as especificidades de nível e das modalidades de ensino das unidades escolares que gerem. “Vamos estabelecer um compromisso de gestão entre os novos gestores e a Secretaria da Educação, para atingir o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas”, garantiu o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.