Comunidade escolar comemora 50 anos de Colégio em Tucano

Fotos: divulgação
A comunidade escolar do Colégio Estadual Heraclides Martins de Andrade, em Tucano, fez uma grande festa para comemorar o cinquentenário da unidade escolar, durante toda esta sexta-feira (26). O espaço ganhou decoração especial e os estudantes realizaram ações sociais para a comunidade local, além de apresentações artísticas e exposições de projetos.

O colégio é uma unidade compartilhada da rede de Educação Profissional e Tecnológica do Estado da Bahia, ofertando cursos técnicos de nível médio em Enfermagem, Guia de Turismo e Informática para mais de 300 estudantes. Nas atividades comemorativas, destaque para o projeto “CEHMA: Mais Cor Por Favor”, que envolveu funcionários e gestores para a revitalização de espaços na unidade escolar.

“A escola ficou muito linda e colorida, com pinturas artísticas, revitalização de canteiros, plantio de mudas e a criação de um jardim de inverno”, relatou a diretora Luciana Lustoza, ao destacar o empenho dos estudantes na construção de bancos com pallets e pneus, além de outros materiais recicláveis. “Fazer o projeto com este tema funcionou para ampliar a sensação de pertencimento dos nossos estudantes. Quando eles criam e fazem parte das ações, acabam valorizando mais a escola e isto também aumenta a autoestima de cada um deles, o que é muito gratificante de perceber”, completou a educadora.

Ainda como parte das festividades, estudantes prestaram serviços à comunidade, como a aferição de pressão, índice de glicemia e de massa corporal, além de palestras sobre saúde bucal e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), por parte de alunos do curso de Enfermagem. Ainda teve serviços de corte de cabelo e salão de beleza e apresentações de grupos de dança, teatro, música e declamações de poesias.

Segundo o diretor do Núcleo Territorial de Educação (NTE), Carlos Carneiro de Almeida, a escola tem um papel de grande relevância social. “A população de Tucano considera muito importante a existência desta escola, principalmente porque a mesma oferta cursos que não têm em outro lugar próximo”, destacou.

A estudante Joelma Santos de Andrade, que está no 4º ano do curso Técnico em Informática, fala sobre o envolvimento na ação comemorativa. “Foi tudo maravilhoso, tudo bem organizado. Os espaços revitalizados ficaram muito bonitos. Colocamos plantas e flores  para a escola ficar muito mais alegre. O jardim de inverno ficou muito bonito. Fizemos também a decoração do quiosque, que vai ficar de presente para a  escola”, disse.