Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Comunidade escolar debate educação inclusiva em Santo Antônio de Jesus
Comunidade escolar debate educação inclusiva em Santo Antônio de Jesus
Fotos: divulgação
Com o tema ‘Educação Inclusiva: responsabilidade de todos’, o Núcleo Territorial de Educação de Santo Antônio de Jesus (NTE 21), localizado no Recôncavo Baiano (a 182 Km de Salvador), promoveu, nesta terça-feira (30), uma roda de conversa com educadores, estudantes e profissionais interessados no assunto. A iniciativa teve como objetivo debater metodologias e trocar experiências que podem ser aplicadas na pedagogia das escolas para atender melhor os estudantes com necessidades especiais.
A diretora do NTE 21, Patrícia D´Ávila, falou que a ação envolveu as escolas de todo o território. “A conversa foi para discutirmos com a rede de ensino pública formas de garantir a matrícula e a permanência destes estudantes na escola. Por isso, é importante mobilizarmos a comunidade para este debate e assumirmos nossa responsabilidade sobre o tema”, contou.
Entre as experiências apresentadas no evento, está o projeto “Artes com as mãos”, desenvolvido no Colégio Estadual Doutor José Marcelino de Souza, no município de Nazaré (a 79 km de Salvador), e idealizado pela estudante Ágata Cristina, 21 anos, do 3º ano. “Em 2014 tivemos uma colega que era surda e possuía a assistência de uma interprete. Por curiosidade, eu e mais uma amiga começamos a pesquisar sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em pouco tempo estávamos nos comunicando com ela. Aí iniciamos um projeto de conscientização na escola para os estudantes aprenderem Libras”, destacou.
Em apoio ao projeto “Artes com as mãos”, a professora de Geografia, Adalgisa Novaes, do Colégio Estadual Doutor José Marcelino de Souza, ressaltou a importância do engajamento do aluno neste tema. “Com a ajuda da interprete, procuramos motivar os estudantes para que conheçam mais o assunto para que a unidade crie um ambiente apto a receber colegas com necessidades. Por isso, oferecemos aos interessados a possibilidade de aprender Libras e aspectos relacionados a outras necessidades”, explicou.
Participando da roda de conversa, a estudante Caroline Ribeiro, 24 anos, que é surda e faz o 3º ano do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antônio de Jesus, destacou que “atividades visando a melhoria da Educação Inclusiva podem garantir o futuro dos estudantes que necessitam deste atendimento. Além disso, é fundamental que toda a comunidade escolar tenha a consciência que esse é o caminho para que exista uma igualdade de direitos.”
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo