Comunidade escolar Kiriri celebra 27 anos de reconquista do território indígena, em Banzaê

Fotos: Divulgação
A comunidades escolar do Colégio Estadual Indígena José Zacarias está em festa, nesta quinta e sexta-feira (10 e 11). Juntamente com os indígenas da Aldeia Mirandela (Aldeia Sacão Saco do Morcego), em Banzaê, onde a unidade escolar está situada, estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e servidores celebram os 27 anos de reconquista do Território Indígena Kiriri, no ano de 1995, que era ocupado por não indígenas e abrange uma área de 12.320 hectares.

As festividades, que têm as lideranças dos caciques Lázaro Kiriri, Manoel Kiriri, João Marcelo Kiriri, Roberto Kiriri, Osano Kiriri, Fabrício Kiriri e Jailson Kiriri, foram iniciadas nesta quinta-feira, com a recepção aos povos indígenas de diferentes etnias da Bahia, através do ritual do toré. A programação de sexta-feira começa com um café da manhã e inclui uma série de atividades, que seguem durante todo o dia e vão até às 4h da madrugada. Haverá, por exemplo, desfile, toré, palestras com lideranças locais, samba e encontro das zabumbas

Participam das festividades estudantes dos anexos do José Zacarias, localizadas nas Aldeias Marcação, Gado Velhaco e Pau Ferro. Foram convidadas, ainda, as comunidades escolares do Colégio Estadual Indígena Kiriri Indio Feliz, localizada na Aldeia Cajazeira; e do Colégio Estadual Indígena Florentino Domingos de Andrade, da Aldeia Araçá e seus anexos.

João de Jesus Kiriri, da Aldeia Sacão Saco do Morcego, destacou que a festa é representativa para todos os povos indígenas da Bahia. “Esta celebração é para falar da nossa história, da reconquista do nosso território, que começou com os nossos antepassados, na década de 70, e foi marcada por muito sofrimento. Mirandela foi o primeiro povoado das nossas terras que foi retomando. E hoje estamos relembrando o momento em que entramos aqui dentro e toda a luta que tivemos”.

Cacique Lázaro
Para o cacique Lázaro, da Aldeia Mirandela, a parceria com o governo também é importante para manter a identidade do povo indígena. "Com o governo, que criou programas como 'Água pra todos', entre outros, acredito que conseguimos fortalecer a nossa população. A educação é importante e manter os cursos que valorizam a nossa língua e os saberes ancestrais é fundametal para o fortalecimento da nossa identidade e cultura".

O coordenador indígena do Núcleo Territorial de Educação de Ribeira do Pombal, Laecio de Andrade, que é indígena Kiriri, da Aldeia Canta Galo, comentou sobre a importância desta celebração para os estudantes. “Esta celebração é um marco histórico para relembrarmos a reconquista do território, o fortalecimento da identidade do nosso povo e mostrar para a sociedade a importância de termos, no município de Banzaê, povos indígenas, que também buscam ter seus direitos respeitados. A celebração é para que o estudante tenha esse olhar e permaneça com seu jeito de viver, se autoreconhecendo, se valorizando e valorizando sua identidade e sua cultura indígena Kiriri”.