Comunidade escolar participa do programa Escolas Culturais

Foto: Secretaria da Cultura

O Espaço Xisto Bahia, em Salvador, virou um ambiente de articulação de comunidades escolares da Bahia, na terça-feira (14/9). Mais de 70 pessoas, entre gestores, professores e estudantes, fizeram a primeira reunião em rede do Escolas Culturais, novo programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), em parceria com a Secretaria da Educação (SEC) e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Este encontro foi voltado a escolas de municípios pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE) 26, tendo representações de cidades como São Sebastião do Passé, Mata de São João, Camaçari, dentre outras.

O Escolas Culturais prevê a dinamização de escolas públicas estaduais por meio do apoio a programações culturais, produzidas e realizadas pelas comunidades locais, em torno do ambiente escolar. Trata-se de uma ação para promover cultura, arte e educação, de modo interdisciplinar, qualificando a convivência e ampliando a assistência às comunidades escolares. O objetivo é reforçar o papel da escola como espaço de educação e do exercício da cidadania, especialmente em comunidades que vivam situações de vulnerabilidade social. Inicialmente, 85 unidades escolares de 73 municípios baianos serão integradas à ação, tendo sido selecionadas por serem parte do programa Educação em Tempo Integral, da SEC, ou por se localizarem em regiões com altos índices de violência ou prioritárias do programa Pacto pela Vida (SJDHDS), ou ainda em municípios com menos de 20 mil habitantes.

Para ser posto em prática, o programa prevê a formação de Núcleos de Arte e Cultura em cada escola participante, formados por um professor-coordenador, estudantes líderes de classe e representantes territoriais de cultura. A reunião, uma oportuna provocação da Professora Maria de Fátima Costa, que coordena o NRE 26, foi para alinhar as ações destes agentes interessados. “Esta foi uma reunião para apresentar o projeto às 20 escolas do NRE 26, para que elas pudessem conhecer, discutir, debater e trazer novas ideias. Estamos aqui ouvindo a comunidade. Este programa vai ser efetivado dentro das escolas, com estudantes, para estudantes, então eles têm de participar desde o início. Foi um encontro bastante proveitoso”, avaliou Maria de Fátima.

Rowenna Britto, coordenadora do Programa Educação em Tempo Integral, da SEC, reconhece a importância da parceria entre os órgãos estaduais: “A gente se alinha a uma Secretaria de Cultura que pensa a cultura como uma ferramenta pedagógica e educacional”, disse.

Maria do Socorro Aquino, gestora do Colégio Estadual Alaor Coutinho, na região da Praia do Forte, em Mata do São João, também aprovou a iniciativa: “Nós sempre estamos fomentando a cultura nas escolas, fazendo parcerias locais, mas pela primeira vez nós vamos ter um programa que vai possibilitar a formação do estudante e do professor neste sentido, além dos recursos para gerir as ações. É tudo que estávamos esperando”, opinou.

Assim como já aconteceu neste dia, os jovens e profissionais que fizerem parte dos Núcleos serão beneficiados pela oportunidade de participar de momentos e cursos de formação, intercâmbios e outras atividades que permitirão complementar a formação escolar, desenvolver o potencial artístico e o posicionamento cidadão. Isto, por fim, impactará nas comunidades, no enfrentamento à violência e ao uso de drogas e no desenvolvimento artístico e cultural das localidades.

Icaro Filipe, estudante do Henriqueta Martins Catarino, do bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador, considera importante um programa que facilite o aperfeiçoamento dos jovens em formação. “Nos nossos bairros, podem existir artistas que a gente não vê, talentos a serem descobertos. É oportunidade de mostrar como a escola estadual pode ir para frente e dar orgulho ao Estado e a todos que botam fé na gente”, afirmou.

Fonte: Secretaria da Cultura