Comunidade escolar transforma área externa da escola em praça

O Colégio Estadual Nair Lopes Jenkins, situado no município de Wenceslau Guimarães, realizou no domingo (05), a primeira Gincana Ecológica e Cultural. A ação fez parte das atividades comemorativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente e contou com a participação dos estudantes, professores, servidores e comunidade local.

Durante a gincana ecológica os participantes se mobilizaram para realizar uma série de intervenções no ambiente externo da escola, área onde a comunidade local depositava uma grande quantidade de lixo, tornando o espaço propício à proliferação de doenças. A missão era revitalizar o espaço, transformando o local em uma área recreativa através de materiais reutilizáveis, além de confeccionar arte em mosaico nos muros que cercam a unidade de ensino.

O projeto foi abraçado por toda a comunidade escolar e o resultado foi uma grande transformação estética no local. A Diretora da unidade de ensino, Sarah Patrícia de Almeida Nascimento, ressaltou a importância de fazer com que os estudantes sejam protagonistas da sua história, "sendo agentes transformadores e capazes de desenvolver seus potenciais".

Já a professora Gracieny Selma Brito afirma que “o projeto foi importante demais, pois a escola, nesta ação, sai de sua zona de conforto para agir em prol da comunidade, transformando um lugar que era um Lixão em uma pracinha de lazer para as crianças, espaço que há poucos dias era um lugar feio, hoje nos orgulha”, ressaltou.

A estudante Adeilma Batista, que é moradora da comunidade do entorno da escola, está muito orgulhosa e satisfeita com o resultado do trabalho. “Todos os estudantes estão deixando sua marca na história da nossa cidade ajudando na preservação do meio ambiente garantido uma melhor qualidade de vida para essa e as próximas gerações”, comemorou.

Texto e fotos: Matheus Cunha/Assessor de Comunicação - NRE 06