Concursos incentivam estudantes a desenvolverem um olhar crítico e criativo para debater temas do cotidiano

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Irecê e a Escola Estadual Severino Vieira, em Salvador, estão estimulando a criatividade dos

Na foto: A estudante Maria Luiza

estudantes e movimentando a comunidade escolar com concursos de música e textos. Na capital, a unidade de ensino está promovendo uma série de atividades interdisciplinares para debater temas ligados ao meio ambiente e o projeto será finalizado com um concurso de redação. Em Irecê, o CJCC quer preservar a cultura carnavalesca e está promovendo um concurso virtual para ver qual aluno consegue desenvolver a melhor marchinha carnavalesca.

No Severino Vieira, os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental que estejam interessados em participar do concurso devem procurar seus professores e encaminhar o texto até o dia 19 de fevereiro, através do perfil da escola no Instagram (@aprendicomanisio). De acordo com a professora  de Arte Educação, Conceição Lima, a iniciativa ajuda a fomentar o pensamento crítico e criativo nos alunos. “Escrever estimula o discernimento e a interpretação, bem como oferece ferramentas para melhorar a expressão. Estamos trabalhando para despertar a sensibilidade e fazer com que os alunos percebam que é necessário pensar, refletir, dialogar sobre situações, neste caso, do meio ambiente”.

Para Alana Carmo Oliveira, 13 anos, estudante do 8º ano do Severino Vieira, a escola, mesmo diante da pandemia, é um ambiente de estímulo e aprendizado constante. “Vejo como um local onde as nossas habilidades, tanto físicas como mentais, são estimuladas. Acredito na importância de escrever redações, porque utilizamos a escrita todos os dias e nos ajuda a desenvolver uma melhor comunicação e compreender a realidade das nossas vidas. Amo escrever e adorei a iniciativa da escola em realizar um concurso”.

Estudante do 9º ano, do mesmo local, Maria Luiza ressalta: “A escrita auxilia a nossa capacidade de raciocínio e criatividade. Também direciona a articulação de um discurso coerente, algo que é cobrado nos espaços acadêmicos e profissionais. Infelizmente, nem todo mundo entende a importância das redações e como isso auxilia em diversos aspectos. Para se fazer uma redação é preciso pesquisar e quando você pesquisa adquire conhecimentos, que abrem novas portas”.

Na foto: A estudante Clarisse Souza

Com o tema “O sertanejo, antes de tudo, é um forte. Xô Covid. E que aqui nunca mais volte!”, o concurso ireceense tem como objetivo resgatar a cultura dos antigos carnavais como uma proposta terapêutica em um momento marcado pela tensão do novo Coronavírus. Os vídeos devem ser enviados para os coordenadores ou professores da unidade até o dia 15 de fevereiro. De acordo com Manoel Augusto, gestor do CJCC, a ideia surgiu ao observar que os educandos estão necessitando de momentos de alegria, animação e motivação. “Acreditamos que toda a comunidade escolar precisa se envolver na iniciativa. Precisamos sair um pouco do tema Covid-19, mantendo os cuidados, porém focando nos relatos de como estamos enfrentamos esse vírus com força e consciência. Isso motiva a continuarmos com toda força”, avaliou o diretor.

Clarisse Souza, de 16 anos, mora no município de Lapão e estuda no CJCC. Ela relata estar empolgada com o concurso. “Vou fazer uma marchinha que é uma paródia da música 'Aurora'. Estou animada em fazer a paródia, criar a letra, poder usar e abusar da criatividade. Quero me sentir mais próxima das atividades escolares. Neste tempo de quarentena, atividades como estas nos anima, promove o interesse e motiva a continuar com as atividades remotas. Vou gravar pelo celular, depois farei uma edição com imagens da região de Irecê”, revela.