Consulta Pública do ProNEA discute Educação Ambiental na Bahia

Palavras-chave:
Foto: Ascom/SEMA
A Consulta Pública sobre o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), aconteceu nesta quinta-feira (6), no auditório da Universidade Federal da Bahia, em Ondina, para discutir as propostas e contribuições ao ProNea que já dura mais dez anos e que norteia as políticas estaduais de Educação Ambiental. O evento foi realizado pela Rede de Educação Ambiental da Bahia (Reaba), em parceria com as Secretarias Estaduais do Meio Ambiente (Sema) e Educação .
 
O encontro foi um momento de discussão sobre gestão e planejamento da Educação Ambiental no país, a inclusão dela nas instituições de ensino, a formação de educadores ambientais, além do monitoramento e a avaliação de políticas, programas e projeto de EA. 
 
De acordo com a Diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Zanna Matos, a consulta foi um momento importantíssimo para a avaliação do ProNAE, entender quais são as fragilidades e potencialidades, e com isso tentar incorporar o máximo as necessidades e as demandas do contexto baiano. “Foi importante também para que as pessoas presentes participarem e colocarem as suas impressões e demandas nesse documento de acordo com a realidade local”.
 
Para Sara Guimarães Reis, professora no município de Rio de Contas - BA, “a Consulta foi um espaço de discussão para entender a necessidade de trabalhar Educação Ambiental com forma de prevenção aos problemas que ocorrem no Estado e que tem sido recorrentes”. 
 
Outra pauta importante discutida no evento foi o IX Fórum de Brasileiro de Educação Ambiental. De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Michele Dias, o fórum é um grande encontro para discutir EA. “É um momento para o debate teórico e prático do que está sendo feito em relação as ações de Educação Ambiental no nosso para qualidade ambiental e de vida das pessoas. E a Consulta de hoje representa uma etapa preparatória de contribuição para esse Fórum”. 
 
A Consulta Pública é um evento que atende à solicitação dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, que estão em processo de consulta pública nacional, até 30 de julho, sobre o ProNEA, com o objetivo de contribuir para a sua atualização a partir de diálogos sobre os temas considerados apropriados por educadoras e educadores ambientais em todo o Brasil.
 
Fonte: SEMA

Notícias Relacionadas