Contato com universitários estrangeiros desperta o interesse de estudantes por outros idiomas

Foto: Emerson Santos - Ascom/Educação

O som de atabaques e o Axé marcaram, nesta quarta-feira (12/08), a despedida dos estudantes do Colégio Ruy Barbosa, no bairro de Nazaré, em Salvador, dos universitários estrangeiros de países como Chile, Argentina, Espanha, Egito, México, Noruega e Inglaterra, que, durante um mês, realizaram um intercâmbio cultural na escola. Neste período, os estudantes baianos tiveram a oportunidade de conhecer diferentes culturas por meio do projeto Gira Mundo, que promove o intercâmbio e o desenvolvimento de lideranças entre jovens do mundo todo, estimulando o voluntariado. O contato com diferentes idiomas fez com que os alunos se interessassem, ainda mais, em aprender outras línguas e possibilitou que ‘viajassem’ pelo mundo sem sair da sala de aula.

A cada dia, os jovens adicionavam novas palavras e expressões a seus vocabulários. A estudante Michele Carvalho, 15 anos, conta que a convivência com os estrangeiros mudou a sua visão de mundo e a fez se interessar em aprender outros idiomas. “A experiência foi muito enriquecedora porque eu pude absorver um pouco de cada cultura e, também, passar um pouco da cultura do nosso país. Gostei tanto, que quero fazer em breve, um curso de inglês e de espanhol”, explica.

Para o estudante Ruan Vitor Freire, 13 anos, este foi o melhor mês do ano e que vai marcar a sua vida escolar. “O espanhol foi a língua que mais gostei de conhecer. Quero aprender a falar para conversar com outras pessoas e, quem sabe, visitar outros países”, comenta.

Como forma de agradecer pelo conhecimento compartilhado, os estudantes prestaram uma homenagem aos universitários estrangeiros. Os batuques de tambor e ritmos de músicas afro-brasileiras deram o tom da despedida, em que os alunos caracterizados mostraram com a dança, a satisfação em acolhê-los. A chilena Carolina Cid se emocionou ao falar de sua experiência com os estudantes baianos. “Esta foi a melhor oportunidade da minha vida. Os brasileiros são alegres e muito receptivos com nós estrangeiros. Em meu país, isso é muito diferente”, comenta. Já o argentino Matias Koller, afirma que vai levar para seu país exemplos de valores do povo brasileiro. “Desde o dia em que cheguei, percebi que os brasileiros são muito solidários e hospitaleiros”.

De acordo com a coordenadora do projeto Gira Mundo, Daniele Ramos Santos, a integração dos universitários despertou nos alunos a curiosidade em aprender sobre o mundo em que vivem e seus diferentes povos. “Os estudantes perceberam que o mundo não se resume ao Brasil. Conhecer outros costumes e tradições não é mais algo distante de suas realidades”, destaca.