Coordenadores do Projeto Escolas Culturais se reúnem em Salvador

As Secretarias Estaduais de Cultura (SecultBA) e Educação (SEC) se reuniram nesta semana para receber coordenadores do Projeto Escolas Culturais. O encontro, que aconteceu no auditório da SEC, no Centro Administrativo da Bahia, reuniu agentes culturais de diversos territórios de identidade do Estado.

O objetivo da reunião, que contou com a presença de técnicos especializados das duas pastas, foi promover o intercâmbio entre os coordenadores culturais, escutando os relatos de experiências para qualificar ainda mais as ações do Projeto. A programação foi repleta de dinâmicas, vivências e depoimentos. O dia foi marcado, também, pela construção de um relatório conjunto, que vai contribuir com a execução das novas etapas das Escolas Culturais.

Dentre os participantes, estava o Coordenador do Escolas Culturais no município de Alagoinhas, o ator Nando Zambia, que expôs com bastante entusiasmo os resultados das Escolas Culturais na cidade do Litoral Norte e Agreste Baiano e relatou como as oficinas e projetos têm contribuído para a formação dos jovens. “Esse encontro de hoje é de importância suprema. É a cereja do bolo, pois a proposta aqui é de uma escuta qualificada. O objetivo aqui é promover o diálogo e abrir para novas possibilidades”, ressaltou.

Já Toquinha Cruz, que é coordenadora do Escolas Culturais no município de Bom Jesus da Lapa, disse que o projeto é importante, pois pensa as peculiaridades de cada região. “Essa política pública está dando oportunidade para os alunos, que muitas vezes ficam escondidos, mostrarem seus talentos e desenvolverem seus potenciais”, frisou a arte educadora do Território do Velho Chico.

A secretária estadual de Cultura, Arany Santana, participou do encontro e ficou bastante entusiasmada com os relatos de experiência e com os resultados apresentados pelos coordenadores do Projeto Escolas Culturais. Ela falou da importância da escuta desses agentes para que as escolas tenham no seu Plano Político Pedagógico (PPP) esse conceito das Escolas Culturais, não como sendo algo superficial e que acontece eventualmente, mas que vá fazer parte do dia a dia da educação e reforçou: “Esse diagnóstico é fundamental para esse momento em que o Estado vai aumentar o número de Escolas Culturais”.

Durante o encontro, o coordenador de Projetos Estratégicos, Marcius Gomes, disse: “Projetos estruturantes como o Escolas Culturais são importantes aliados para diminuir evasão escolar e diminuir a violência nas escolas. A aproximação com as pessoas que cuidam da cultura nos municípios serve para reafirmar e reforçar o papel da escola, por isso essa escuta é fundamental”.

Escolas Culturais
Lançado em 2017, o projeto Escolas Culturais tem o objetivo de transformar as unidades escolares em centros culturais, na medida em que incrementa a arte e a cultura no currículo e alia a oferta de cursos de qualificação e formação profissional nas respectivas áreas. A iniciativa é resultado de parceria entre as Secretarias da Cultura (SecultBA), e da Educação (SEC) de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e a Casa Civil e já foi implantada em 85 unidades em toda Bahia.

Fonte: Secult