Coordenadores pedagógicos concursados tomam posse e participam da Semana Pedagógica

Os 400 coordenadores pedagógicos aprovados no concurso público do Estado e nomeados na sexta-feira (1°) já estão tomando posse e se dirigindo às escolas onde irão atuar, para participar da Semana Pedagógica, que acontece até sexta-feira (8), em todas as unidades escolares da rede estadual. Ao todo,O Governo do Estado nomeou 600 coordenadores pedagógicos, sendo 200 na primeira nomeação realizada no dia 16 de janeiro deste ano, juntamente com 2.089 professores. Os novos profissionais da carreira do magistério público estadual estão cheios de expectativas e falam da vontade em contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, fortalecendo o eixo pedagógico das escolas.

A coordenadora pedagógica Auxiliadora Guimarães, que foi nomeada na manhã desta segunda na Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), falou sobre as suas perspectivas de trabalho. “São as melhores possíveis, e espero poder contribuir para a Educação pública na Bahia realizando um trabalho de fortalecimento da Educação Básica, especialmente nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Penso na efetivação de projetos fora da sala de aula que tragam um diferencial e um estímulo a mais para que os estudantes se sintam cada vez mais motivados ao aprendizado”.

Também nomeada nesta segunda para o cargo, a coordenadora pedagógica Geovana Rocha não escondeu a ansiedade com o novo desafio profissional. “Estou ansiosa para começar a atuar na coordenação pedagógica da escola para onde serei encaminhada. O nosso trabalho tem grandes desafios e espero contribuir com as estratégias pedagógicas para melhorar cada vez mais o processo de ensino e aprendizagem, envolvendo direção, professores, estudantes e famílias. Venho da rede particular e passar no concurso do Estado foi importante na questão da estabilidade”, comentou.

Boas-vindas
Nas escolas, os novos coordenadores pedagógicos estão sendo recepcionados pelos gestores, que promovem a integração com a comunidade escolar. Foi o que aconteceu com a coordenadora pedagógica Jurema Santos ao ser recepcionada pela diretora Ivani Teles, do Colégio Estadual Eduardo Bahiana, no bairro de Cajazeiras, em Salvador. “A figura do coordenador pedagógico na escola é fundamental, e não tínhamos. Ele é uma profissional responsável pela articulação, se tornando um elo de ligação das estratégias pedagógicas. Jurema chega para acrescentar no trabalho da gestão a partir de sua competência para uma leitura pedagógica do processo de ensino e aprendizagem, especialmente neste momento de construção do currículo do novo Ensino Médio”, destacou a gestora.

No Colégio Estadual Vilas de Abrantes, no município de Camaçari, o diretor José Adriano Sousa conta que a coordenadora pedagógica Simone Alves Santos já foi recebida e participa, esta semana, da Jornada Pedagógica. “A nossa expectativa é que a colega faça um bom trabalho no sentido de acompanhar os estudantes, os professores, as famílias. Já pude observar que ela é muito preparada e competente. Traz para a nossa rede a sua experiência na iniciativa privada, com um olhar diferenciado. Ela chega para somar ao nosso trabalho pedagógico”.