Coral estimula o interesse de estudantes pela música

Foto: Emerson Santos - Ascom/Educação

Os estudantes que participam do coral da Colégio Estadual Deputado Henrique Brito, localizada no bairro de Brotas, em Salvador, já estão afinados e preparados para participarem da 2ª Mostra de Canto Coral Estudantil (Encante), como parte da programação do 4º Encontro Estudantil, que acontece em novembro, na Itaipava Arena Fonte Nova. Os ensaios já fazem parte da rotina dos alunos que cantam músicas que vão do rap ao samba-reggae.

Este ano, para o Encontro Estudantil, o coral escolheu o repertório de matriz africana. “Iremos cantar uma releitura da música ‘Que bloco é esse’ para homenagear o Ilê Aiyê”, revela o professor de música, Clóvis Barreto Cerqueira. O professor também afirma que o canto coral da escola vem trabalhando músicas que buscam o viés identitário a partir da realidade dos estudantes e do que eles entendem como música. “A música tem contribuído na construção de uma nova maneira de pensar a escola e colabora, de fato, com as outras disciplinas”, explica.

“A música é arte e cultura. O canto vem ajudando a me desenvolver na escola e fora dela”, estudante Willian Lima dos Santos

O estudante da 6ª série, Willian Lima dos Santos, 13 anos, conta que sempre gostou de música e a participação no coral aflorou, ainda mais, o seu gosto musical. “A música é arte e cultura. O canto vem ajudando a me desenvolver na escola e fora dela”, destaca. Já para Felipe Cerqueira, 12 anos, estudante da 5ª série, participar do 4º Encontro Estudantil é um momento único. “Estou esperando este dia o ano inteiro. Quero muito participar porque na minha antiga escola não tinha coral”, diz, empolgado.

Fotos: Emerson Santos - Ascom/Educação

Encontro Estudantil
Presente em 467 escolas do Estado, o projeto Mostra de Canto Coral Estudantil (Encante), busca incentivar a criação de corais estudantis nas escolas da rede estadual de ensino. Além do Encante, também serão apresentadas no 4º Encontro Estudantil, as culminâncias do 8º Festival Anual da Canção Estudantil (Face), da 8ª Mostra de Artes Visuais Estudantis (AVE), do 7º Sarau do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), da 4ª Mostra das Aventuras Patrimoniais (EPA), da 3ª Mostra de Vídeos Estudantis (Prove) e a 2ª Mostra de Dança Estudantil (Dance). O Encontro Estudantil também contempla os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), a Feira de Ciência e de Matemática, a Mostra da Educação Profissional, além de experiências desenvolvidas no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, pela Rede Anísio Teixeira e o Programa Todos pela Alfabetização (Topa).