Curso de Libras promove inclusão no Colégio Estadual Ruy Barbosa

Dos cerca de 460 alunos atualmente matriculados no Colégio Estadual Ruy Barbosa, no bairro de Nazaré, em Salvador, 75 possuem deficiência auditiva. Mantendo a tradição de oferecer educação inclusiva, a unidade escolar promove, desde 2009, o Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Destinadas às comunidades escolar e externa, as aulas são gratuitas e ministradas pelo professor Marcelo Silveira, que também é deficiente auditivo. Com a Lei nº 10.436/2002, que determinou que a Libras se tornasse a língua nacional de sinais do País, a unidade escolar vem contando com intérpretes em sala de aula, melhorando a comunicação dos alunos entre si e com o professor.

“Mas foi em 2009, com a introdução do Curso de Libras, que houve um real progresso na aprendizagem dos nossos alunos e da comunidade em geral. Hoje, podemos constatar o progresso na aprendizagem dos alunos, que passaram a ter uma comunicação mais plena com o professor e entre os colegas. Além disso, abrimos para a comunidade o curso, o que contribui para a inclusão social”, destaca a diretora Maria Eugênia Seixas Pinheiro.

Conforme explica a coordenadora do curso, Marta Gallo, responsável pela Sala de Atendimento Multifuncional, do Colégio Ruy Barbosa, o Curso de Libras é dividido em dois módulos: básico e intermediário. “As aulas acontecem duas vezes na semana, nos três turnos”, diz.

Moradora do bairro de Pau da Lima, a pedagoga Rejane de Freitas, 30 anos, logo se interessou ao saber que a unidade de ensino oferece o Curso. “Sempre achei importante conhecer outras formas de comunicação para conversar com pessoas que tenham necessidades especiais. Estou adorando as aulas e aprendendo muito com essa experiência. É tudo muito interessante”, conta.