Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Cursos de Graduação da UEFS são "destaques" em avaliação do jornal O Estado de São Paulo de 2021
Cursos de Graduação da UEFS são "destaques" em avaliação do jornal O Estado de São Paulo de 2021
Publicado em sex, 29/10/2021 - 15:10 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Em 2021, dezenove cursos de graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) foram avaliados como "muito bom", com 4 estrelas, na pesquisa nacional feita pelo projeto do jornal O Estado de São Paulo (popularmente chamado de "Estadão") em parceria com a Quero Bolsa para composição do "Guia da Faculdade Quero | Estadão". São eles: Administração, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Alimentos, Farmácia, Física (Licenciatura e Bacharelado), Geografia (Licenciatura e Bacharelado), História, Letras – Língua Portuguesa*, Matemática, Música e Odontologia. Outros seis cursos avaliados como "bom" receberam 3 estrelas: Agronomia, Ciências Econômicas, Direito, Medicina, Psicologia e Química.
O Guia da Faculdade visa avaliar e conceituar por meio de estrelas os resultados dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do Brasil, públicas e privadas, que participaram das edições anuais do projeto. Utiliza uma metodologia conhecida como "avaliação por pares". Essas instituições precisam estar cadastradas e formalmente reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). No total, são 1909 instituições cadastradas; 14.343 cursos avaliados; e 9.225 professores avaliadores. Nesse processo, a equipe do Guia da Faculdade Quero | Estadão atua como um instituto de pesquisa, sondando a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior. Os critérios de avaliação e os resultados sobre o desempenho das instituições que compõem o Guia estão disponíveis no site do projeto.
A participação da UEFS na avaliação
Desde o ano de 2019, por meio da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Progad), a Uefs tem participado desse processo avaliativo do Guia da Faculdade, o que tem dado um retorno muito positivo, já que a avaliação relaciona-se à qualidade em ensino, pesquisa e extensão da instituição. "A importância da avaliação refere-se ao reconhecimento da qualidade técnico-científica da Uefs, na figura dos cursos de graduação da universidade, corroborado com o Índice Geral de Cursos do MEC (IGC) com conceito 4 desde 2017 para a instituição", enfatiza a Coordenadora de Graduação da Uefs, professora Vera Martin.
"Recebemos com muita satisfação estes resultados que refletem a qualidade do corpo docente na formação dos estudantes", expõe o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, professor Marcos Grilo. Para ele, o diferencial do curso está na "concepção curricular, que foca em uma formação que contempla o estudo aprofundado de conhecimentos matemáticos e pedagógicos de forma integrada, com reflexões na prática do professor na Educação Básica". O coordenador relata que, "nos últimos 4 anos, é notório o aumento da produção científica dos estudantes de Matemática em coautoria com o nosso corpo docente". "Outro destaque é o grande envolvimento dos discentes em atividades de extensão desenvolvidas no Programa Carloman, no Laboratório Multidisciplinar das Licenciaturas (Lamuli), no Grupo Colaborativo em Matemática e Educação (GCMEDuc), no Café com Educação Matemática, no Núcleo de Estudos em Educação Matemática de Feira de Santana (NEEMFS), dentre outros", completa.
Mesmo comemorando os resultados de todo o empenho de docentes, demais servidores e discentes, o professor lembra do cenário alarmante em decorrência dos sucessivos cortes de investimentos em recursos financeiros às escolas, universidades e institutos de pesquisa no Brasil. "Não dá para fazer Educação e Ciência sem dinheiro e não existe docência por puro amor. Um país, ou investe pesado em Educação e Ciência ou se acaba", enfatiza Marcos Grilo.
A professora Vanessa Vieira e o professor Marcelo Faria são, respectivamente, coordenadora e vice-coordenador de dois cursos da mesma área que foram bem avaliados: Licenciatura e Bacharelado em Geografia. Para Vanessa Vieira, é necessário valorizar o caráter público da ciência através da atuação das universidades. "As verbas destinadas à pesquisa científica não podem ser consideradas custos, mas investimentos, e isso requer dos diversos grupos sociais que integram a sociedade e o governo, nas suas diferentes escalas federativas, uma compreensão do papel da ciência, para além dos resultados imediatos demandados pelo mercado", defende a professora. A coordenadora fala sobre "o que é fundamental para os Cursos de Geografia": "prover uma formação teórica rigorosa, combinada com compromisso social focado em princípios como aprofundamento da democracia, justiça social e sustentabilidade ambiental". Mas sem perder o engajamento coletivo. "Sabemos que os enfrentamentos e conquistas só são possíveis mediante a qualificação e envolvimento dos(as) docentes e discentes, enfrentamentos políticos e um Diretório Acadêmico ativo", frisa.
Nessa linha, a Coordenadora do Curso de Odontologia, Professora Nélia Sampaio, ressalta o grande esforço que tem sido feito para a Educação pública continuar firme, mesmo com limites orçamentários desafiadores. Mas também lembra das vitórias. "Para a comunidade interna, gera a sensação de pertencimento, o que é importante para nos motivar e nos orgulhar frente a todas as dificuldades que precisamos enfrentar para mantermos o ensino de qualidade e uma universidade pública e gratuita, socialmente referenciada", diz. Inspiração essa que atravessa os muros universitários. "Esses resultados positivos também servem para mostrar à comunidade externa o nosso valor, e nos apresentar aos possíveis novos ingressantes", completa. E é justamente essa a singularidade que projeta o curso de Odontologia, segundo a professora: "literalmente aqui, buscamos promover conhecimentos que possam ser utilizados pela sociedade como agentes de transformação positiva e de melhoraria de vida das pessoas".
As considerações feitas pelos coordenadores destes cursos aos desempenhos "muito bom" e "bom" e, enfim, aos quadros de referência da Uefs na avaliação do Guia da Faculdade Quero|Estadão, representam o compromisso que a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) e todas as outras Pró-reitorias e unidades administrativas têm fortalecido com a sociedade: para não apenas manter a universidade pública de pé, mas continuar resistindo e avançando na luta pela vida, por um país ainda de esperança, realizações e excelentes resultados, para todas e todos.
Acesse o site do Guia da Faculdade Quero|Estadão e saiba mais aqui.
Fonte: ASCOM UEFS
Notícias Relacionadas
-
Aviso de pauta | Em Fátima, neste domingo (5), Jerônimo inaugura Escola em Tempo Integral
-
Governo do Estado autoriza ampliação de colégio quilombola em Campo Formoso
-
Secretaria da Educação do dialoga com comunidade escolar do Semiárido Baiano
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
Festival conecta tecnologias modernas e conhecimentos ancestrais
-
Estudantes baianos participam de encontro de grêmios escolares, em Salvador