Delegações conhecem modelos de alimentação escolar

Pela quarta vez este ano, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia receberá delegações estrangeiras que chegam a Salvador para conhecer a experiência da alimentação escolar, bem como as ações e programas na área de segurança alimentar e nutricional e de agricultura familiar. Dessa vez, virão representações do governo do Senegal e do Haiti, que visitarão três unidades escolares da rede da capital e do município de Feira de Santana, entre os dias 17 e 20 de setembro. O secretário Osvaldo Barreto abrirá a cerimônia na terça-feira (18/09), às 9h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

As delegações do Senegal e Haiti, que têm agenda oficial começando por Brasília, cumprem missões de estudos como parte da cooperação e diálogo promovidos pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA), em parceria com o governo brasileiro (agência Brasileira de Cooperação e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE), para auxiliar países em desenvolvimento interessados em assegurar a soberania alimentar. Em março último, estiveram na Bahia delegações do Mali e do Mailawi.
Foto: Divulgação

“Essas delegações, com as quais temos identidade pela ancestralidade, quiseram conhecer nossos modelos de alimentação escolar, o que significa que o governo do Estado e a Secretaria da Educação estão servindo de exemplo na sua política de alimentação escolar ao melhorar a qualidade nutricional do alimento consumido pelos estudantes da rede pública”, pontua a coordenadora da alimentação escolar da Secretaria da Educação, Elma Jambeiro.

Programação – A primeira atividade será no domingo (16/09), às 20h, quando irão assistir à apresentação do espetáculo Essa tempestade, do Balé Internacional do Teatro Castro Alves, junto ao secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim.

A visita às unidades escolares começa na segunda-feira (17/09), no município de Feira de Santana, onde as delegações visitarão o Centro de Apoio Pedagógico (CAP) e o Colégio Estadual João Barbosa de Carvalho. Antes, irão a alguns pomares, onde encontrarão com os agricultores familiares, e, em seguida, à Unidade de Beneficiamento de Frutas da comunidade de Martinha - cooperativa que fornece produtos da agricultura familiar a escolas do município baiano.

“A visita dessas de legações ao nosso município é muito importante porque estaremos divulgando a revolução que o Governo do Estado está fazendo em relação à agricultura familiar, valorizando o homem do campo e melhorando a qualidade alimentar da comunidade escolar”, avalia a diretora da Diretoria Regional de Feira – Direc 2, Nívea Maria Oliveira.

Na terça (18/09), às 9h30, acontece a cerimônia de abertura com o secretário Osvaldo Barreto, além de representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), da Coordenação de Alimentação Escolar da Secretaria, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do FNDA. Ainda pela manhã, as delegações visitam o Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (no IAT).

Na quarta (19/09), às 9h30, a visita ocorrerá no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, onde as delegações serão recebidas pelo diretor da unidade Gedean Ribeiro. Os senegaleses e haitianos também assistirão a apresentações culturais dos estudantes. No dia seguinte, é a vez da Escola Estadual Léa Leal (quilombola) receber as delegações, sob a atenção da diretora Ivana Pereira. Apresentações de maculelê, capoeira e outras manifestações culturais também fazem parte da programação.

Direito do estudante – A alimentação escolar, um direito do estudante, é imprescindível para o efetivo desenvolvimento das atividades discentes nas unidades escolares, proporcionando ambientes satisfatórios e saudáveis, garantindo maior sucesso na aprendizagem e desenvolvimento social.

Alinhada à política estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, através da Superintendência de Organização e Atendimento da Rede Escolar (Supec), cumpre as diretrizes do  PNAE, com recursos do FNDE, atendendo a Lei federal nº 11.947/2009.