Dia da África é comemorado com seminário na Escola Parque

As comemorações pelo Dia da África, na Escola Parque – Centro Educacional Carneiro Ribeiro (bairro da Caixa D´Água) serão marcadas pelo seminário Dez anos da Lei nº 10.639/03: avanços,desafios e perspectivas. O evento, que acontece no dia 25 de maio, das 8h às 11h, no teatro da unidade escolar, tem o objetivo de ampliar os conhecimentos dos educadores sobre a história e a cultura afro-brasileira. O seminário é uma das atividades da programação de lançamento da Agenda Dez Anos da Lei 10.639/03, iniciado quinta-feira (23/05), no Instituto Anísio Teixeira (IAT). A realização é da Secretaria da Educação do Estado e reúne um conjunto de ações articuladas na perspectiva de estruturação, fomento e fortalecimento da lei.

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

A mesa-redonda do seminário Dez anos da Lei nº 10.639/03: avanços,desafios e perspectivas será composta pela superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Amélia Maraux, pela presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra, Vilma Reis, e a professora da Universidade Federal da Bahia, Vanda Machado. Ainda dentro da programação, plenária e apresentações culturais.

Voltado para profissionais da educação e comunidade, o seminário visa discutir os avanços, desafios e entraves na aplicabilidade da Lei nº 10.639/03 que obriga o ensino da história e da cultura afro-brasileiras em todas as escolas brasileiras, públicas e particulares, do ensino fundamental até ensino médio. “Somos a segunda população afrodescendente da América Latina. Esse seminário busca valorizar a comunidade negra, prestigiando os que já lutam em favor da diversidade e promoção da igualdade, além de resgatar a autoestima do nosso povo”, ressalta o diretor da Escola Parque, Gideon Ribeiro.

Situada numa região de Salvador onde concentra uma população de 480 mil afrodescendentes, a Escola Parque é escolhida, desde 2008, pela Secretaria da Educação do Estado para abrigar o seminário em homenagem ao Dia da África, visando legitimar o processo de implementação da Lei nº 10.639/03 nas unidades escolares baianas, como reforça a coordenadora do evento, Marilene Borges.