Dia Mundial da Água: escola incentiva consumo consciente

Comemorado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1992, com o objetivo de debater sobre os diversos temas relacionados a este recurso natural. Durante este momento, a ONU também divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Em consonância com os métodos de sustentabilidade, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), por meio da Rede de Tecnologias Limpas (Teclim), desenvolve o Programa do Uso Racional da Água e da Energia nas Escolas. A ação visa mobilizar e capacitar jovens e professores da rede estadual de ensino, a partir de uma metodologia de caráter participativo e democrático, para que eles se tornem multiplicadores da iniciativa.

Veja a edição do Faça Acontecer sobre o desperdício de água

No Colégio Estadual Benicio Dias, em Camamu, foi instalado mecanismo para aproveitamento de água da chuva. “Instalamos calhas nas telhas para transportar a água da chuva com uso de bombas d´águas e mangueiras, para que possamos utilizar na irrigação da horta e jardim", destaca a diretora Maria José Novais. A unidade também está em processo de revisão de toda sua estrutura para evitar desperdícios. “Atualmente, estamos fazendo uma inspeção geral. Trocamos o tanque para evitar vazamentos, realizamos testes nas descargas e, em breve, instalaremos as torneiras automáticas no banheiro”, diz Maria José.

"É importante passar os conhecimentos de sustentabilidade. Além, é claro, do uso consciente para seu dia a dia” - Maria José Novais

No colégio, a participação dos estudantes também é valorizada. Por meio do Mais Educação, são realizadas Oficinas de Meio Ambiente, que contribuem para ensinar os alunos a fazer o uso adequado da água, evitando o desperdício. “Como os estudantes participam de todos os processos da produção da horta é, importante passar os conhecimentos de sustentabilidade. Além, é claro, do uso consciente para seu dia a dia”, explica a diretora.

Conheça também: Proease