Direc finalizam etapas de culminância dos projetos estruturantes

Estudantes da rede estadual de Educação em Senhor do Bonfim, Serrinha, Santo Antônio de Jesus e Jacobina apresentam no mês de outubro, suas produções na etapa regional da culminância dos projetos estruturantes de natureza educativa, artística e cultural, desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Esta fase vai selecionar os finalistas dos projetos Tempos de Arte Literária (TAL), Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Produção de Vídeos Estudantis (Prove), para o II Encontro Estudantil de Ciências, Arte, Esporte e Cultura, que acontece em novembro.

No dia 4 de outubro, a Diretoria Regional de Educação (Direc 28), em Senhor do Bonfim, realiza a sua culminância com a participação de todas as 36 escolas da área de abrangência da regional. “As 36 escolas se inscreveram em todos os projetos. Esse é o resultado do apoio da Direc à participação dos estudantes e de um trabalho entrelaçado com os técnicos do Projeto de Monitoramento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip)”, conta o diretor da Direc, Helder Luiz Barbosa. O evento será realizado no Colégio Estadual de Senhor do Bonfim, o mais antigo da cidade.

Em 2012, a culminância reuniu cerca de 5 mil estudantes, em Senhor do Bonfim,  e a expectativa dos organizadores superar esse número. “Já fazemos parte do calendário cultural de Senhor do Bonfim com a apresentação desses projetos que chegam para sacramentar o novo modelo de educação da Bahia, que fortalece o protagonismo dos estudantes e dá abertura para a participação da comunidade na escola”, ressalta Helder Luiz Barbosa.

Outras culminâncias - A forte adesão aos projetos estruturantes e apoio do Paip também são destaque da culminância em Serrinha. “Tivemos uma adesão de 80% das escolas e o Paip foi fundamental para a sensibilização da comunidade escolar, porque não se trata apenas das apresentações dos estudantes, mas do envolvimento dos estudantes e da valorização da escola, enfatiza o diretor da Direc 12, em Serrinha, José Jivaldo Oliveira de Jesus. A culminância da Regional será realizada no dia 10 de outubro, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), da cidade. Até o dia 10/10, a comunidade pode escolher a melhor música do Face no site da Direc (www.direc12.ba.gov.br)

Já na Direc 4, Santo Antônio de Jesus, a apresentação das produções dos estudantes acontece em 3 de outubro, no Clube dos 1000, com uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Em Jacobina, Direc 16, a culminância foi dividida em três dias. A seletiva do Face acontece em 4 de outubro, as do TAL e do Prove, no dia 8, e a exposição do Ave e do EPA, em 11 de outubro.

Culminância Estadual - A culminância estadual dos projetos estruturantes acontece dentro do II Encontro Estudantil de Ciências, Arte, Esporte e Cultura, em novembro, juntamente com a Feira de Ciências, Feira de Matemática e os Jogos Estudantis. A programação do encontro inclui, ainda, conferências, oficinas e workshops.