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Diretrizes da Educação Profissional são discutidas na Semana Pedagógica 2019
Publicado em qua, 06/02/2019 - 15:13 por ASCOM
Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Para a professora Rose Uchôa, que leciona nos cursos técnicos em Alimentos e Segurança do Trabalho, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Chapada Diamantina II, localizado em Morro do Chapéu (396 km de Salvador), a Semana Pedagógica é fundamental para a melhoria do ensino dos cursos ofertados. “O enfoque das nossas discussões está centrado no que o ensino técnico pode oferecer para a comunidade escolar enquanto transformação de vidas. Além disso, estamos refletindo sobre o perfil de profissionais que queremos formar e, para isso, participamos de uma oficina sobre currículo integrando dentro do nosso planejamento”, destacou a educadora.
Segundo a diretora do CETEP da Chapada Diamantina II, Milena Paula de Moura, o encontro tem sido muito produtivo. “Fizemos uma avaliação do ano anterior e destacamos algumas prioridades para este ano com o foco no currículo e no planejamento de ações estratégicas. Gostei muito da proposta de estender a jornada para cinco dias, pois agora temos a oportunidade de debater e preparar melhor a escola para o início do ano letivo com mais tranquilidade e organização”, frisou a gestora.
No Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro de Melo Vieira, situado em Ilhéus (309 km de Salvador), todos os educadores estão envolvidos na programação da Semana Pedagógica. Este é o caso do professor de Matemática José Jorge do Vale Medeiros. “A Semana Pedagógica permite uma maior interação entre o corpo docente, pois discutimos de forma colaborativa sobre assuntos relacionados a todos os eixos dos cursos ofertados e, desta forma, todos se apropriam do que está sendo elaborado para cada curso, independente da área de atuação”, comentou o educador.
Sobre a Semana Pedagógica
A iniciativa está sendo realizada duas vezes por ano, desde 2017, e neste primeiro momento de 2019, os professores, gestores e coordenadores pedagógicos irão fazer o planejamento coletivo baseado no tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”. Durante os cinco dias de encontro, os participantes discutem ações e atividades, bem como avaliam o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem.
A iniciativa está sendo realizada duas vezes por ano, desde 2017, e neste primeiro momento de 2019, os professores, gestores e coordenadores pedagógicos irão fazer o planejamento coletivo baseado no tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”. Durante os cinco dias de encontro, os participantes discutem ações e atividades, bem como avaliam o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem.
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