Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Diretrizes da Educação Profissional são discutidas na Semana Pedagógica 2019
Diretrizes da Educação Profissional são discutidas na Semana Pedagógica 2019
Publicado em qua, 06/02/2019 - 15:13 por ASCOM
Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Para a professora Rose Uchôa, que leciona nos cursos técnicos em Alimentos e Segurança do Trabalho, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Chapada Diamantina II, localizado em Morro do Chapéu (396 km de Salvador), a Semana Pedagógica é fundamental para a melhoria do ensino dos cursos ofertados. “O enfoque das nossas discussões está centrado no que o ensino técnico pode oferecer para a comunidade escolar enquanto transformação de vidas. Além disso, estamos refletindo sobre o perfil de profissionais que queremos formar e, para isso, participamos de uma oficina sobre currículo integrando dentro do nosso planejamento”, destacou a educadora.
Segundo a diretora do CETEP da Chapada Diamantina II, Milena Paula de Moura, o encontro tem sido muito produtivo. “Fizemos uma avaliação do ano anterior e destacamos algumas prioridades para este ano com o foco no currículo e no planejamento de ações estratégicas. Gostei muito da proposta de estender a jornada para cinco dias, pois agora temos a oportunidade de debater e preparar melhor a escola para o início do ano letivo com mais tranquilidade e organização”, frisou a gestora.
No Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro de Melo Vieira, situado em Ilhéus (309 km de Salvador), todos os educadores estão envolvidos na programação da Semana Pedagógica. Este é o caso do professor de Matemática José Jorge do Vale Medeiros. “A Semana Pedagógica permite uma maior interação entre o corpo docente, pois discutimos de forma colaborativa sobre assuntos relacionados a todos os eixos dos cursos ofertados e, desta forma, todos se apropriam do que está sendo elaborado para cada curso, independente da área de atuação”, comentou o educador.
Sobre a Semana Pedagógica
A iniciativa está sendo realizada duas vezes por ano, desde 2017, e neste primeiro momento de 2019, os professores, gestores e coordenadores pedagógicos irão fazer o planejamento coletivo baseado no tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”. Durante os cinco dias de encontro, os participantes discutem ações e atividades, bem como avaliam o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem.
A iniciativa está sendo realizada duas vezes por ano, desde 2017, e neste primeiro momento de 2019, os professores, gestores e coordenadores pedagógicos irão fazer o planejamento coletivo baseado no tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”. Durante os cinco dias de encontro, os participantes discutem ações e atividades, bem como avaliam o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec