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Diretrizes da rede estadual de Educação Profissional são apresentadas no Fórum Mundial
A experiência exitosa da Educação Profissional da rede estadual da Bahia foi tema do seminário: “Educação Integral, trabalho como princípio educativo e intervenção social na EPT”, apresentado como atividade Técnico-Científica, no segundo dia do III Fórum de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), que acontece em Recife. O seminário foi apresentado pela diretora da Superintendência da Educação Profissional do Estado da Bahia, Cristina Kavalkievicz, e atraiu estudantes, professores e gestores interessados na temática.
Saiba mais sobre a participação da Bahia no Fórum Muncial de Educação Profissional e Tecnológica
“Nossa ideia foi apresentar os princípios do projeto político-pedagógico da Educação Profissional. Foi muito interessante ver que muitas pessoas, de outros Estados, conhecem nossa experiência, vêm nos acompanhando e que estudam a Educação Profissional da Bahia. Ouvir que a educação profissional está sendo reconhecida estudada e, ainda, considerada como experiência inovadora, comprometida com o social, é engrandecedor para nós”, avaliou a professora Cristina.
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Entre os presentes estava a presidente do Instituto Paulo Freire, na Itália, Sílvia Maria Manfredi, que se mostrou entusiasmada com a experiência da Educação Profissional da Rede Estadual. “Desde os anos 80 que os trabalhadores têm feito experiências nesse campo, tentando buscar modelos coerentes com a perspectiva da ótica do trabalho, e essa experiência (da Bahia) faz essa síntese, essa proposta do Estado da Bahia está virando uma prática de uma inovação dentro do sistema”, declarou.
“O aprendizado não se vincula apenas ao como fazer, mas se remete às relações com a comunidade", Almerico Lima, Superintendente de Educação Profissional do Estado da Bahia
Intervenção Social
Um dos destaques apresentados pelo Superintendente de Educação Profissional do Estado da Bahia, Almerico Lima, foi a intervenção social como princípio pedagógico na rede estadual de Educação Profissional da Bahia, para ele, este é o diferencial do Estado em relação ao Brasil. “O aprendizado não se vincula apenas ao como fazer, mas se remete às relações com a comunidade. É importante para a formação integral do estudante que a escola, como um todo, se vincule ao território em que ela se encontra”, salientou.
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