Diversidade é o tema das escolas da rede estadual no desfile de 7 de setembro em Simões Filho

Para comemorar a Independência do Brasil, as escolas da rede estadual de Simões Filho se uniram em favor da diversidade. Neste sábado (7/9), cerca de 500 estudantes, de dez unidades de ensino, participarão do desfile cívico do município, que tem como tema “Diversidade e Pluralidade”, escolhido para agregar a variedade cultural, étnica e religiosa do povo brasileiro. A concentração acontece às 8h, na Av. Luís Eduardo Magalhães. O desfile segue até a Praça da Bíblia, no centro da cidade.

À frente do cortejo, estará a fanfarra do Colégio Estadual Doutor Berlindo Mamede de Oliveira. Seguindo o grupo, cada escola representará um subtema relacionado, como diversidade racial, cultural, de gênero, crença, etc. “Esses temas foram trabalhados em sala de aula a fim de apresentar aos estudantes o significado das questões que eles irão representar”, relatou a diretora do Colégio Estadual Polivalente de Aratu, Alice Queiroz Oliveira.

“É um orgulho poder participar do desfile. A escola nos escolheu porque confia em nós" - Larrana dos Santos

“Nós discutimos a diversidade de costumes presentes em cada região, desde o Nordeste até o Sul do Brasil. Acabamos conhecendo um pouquinho de cada região sem precisar viajar” contou a estudante do 9º ano do ensino fundamental, do Colégio Polivalente de Aratu, Larrana Portela dos Santos. Aos 14 anos, a estudantes desfila pela primeira vez, integrando o grupo de dança da sua escola. “É um orgulho poder participar do desfile. A escola nos escolheu porque confia em nós, e percebe que temos responsabilidade para representá-la. Para agradecer, a gente quer fazer uma coisa bonita, que todos gostem”.

Já os estudantes do Colégio Estadual Alberto Silva abordarão o subtema diversidade racial, estabelecendo uma relação entre os símbolos olímpicos e a miscigenação racial brasileira. “Estamos ansiosos para o desfile porque vamos representar não só a escola, mas o tema que pesquisamos para passar uma mensagem para as pessoas, e isso é uma novidade”, ressaltou a estudante do 3º ano do ensino médio, Marione Souza Campos, de 17 anos.

Escolas que participarão do desfile de 7 de Setembro, em Simões Filho:

CENTRO EDUCACIONAL SANTO ANTÔNIO

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL IRMÃ DULCE