Educação Ambiental chega a 100% das escolas estaduais

O livro que apresenta a Política de Educação Ambiental do Estado da Bahia, elaborada a partir do cumprimento da Lei nº 12.056/2011, foi lançado na quinta-feira (29). O livro é fruto de parceria das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Educação. A publicação, lançada durante o VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental – que acontece até sábado – tem a intenção de facilitar a compreensão da legislação para o leitor, aproximando o seu conteúdo dos desafios do dia a dia no que diz respeito ao meio ambiente.

Em 2012, a Secretaria da Educação ampliou as ações de educação ambiental para 100% das escolas da rede estadual. “A educação ambiental – como parte do currículo da educação básica – vem sendo promovida de forma articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo. A temática é inserida nas diversas disciplinas do currículo, considerando sua importância para a formação cidadã dos estudantes”, disse Amélia Maraux, superintendente de Educação Básica da Secretaria da Educação.

Conheça o programa de Educação Ambiental da Secretaria da Educação da Bahia

Para atender à demanda, a Secretaria da Educação desenvolve iniciativas estratégicas na área, como os projetos Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola, Educomunicação e Uso Racional de Água e Energia na Escola (este último, em parceria com a Teclim/Ufba), além da participação em ações e programas em parceria com outras instituições e em fóruns para construção, de forma coletiva, de propostas no campo da Educação Ambiental.

Além disso, a Secretaria promove formação em Educação Ambiental para professores, gestores e estudantes-monitores, que, após a capacitação, assumem a responsabilidade pela disseminação do conhecimento junto à comunidade escolar em todas as unidades da rede estadual.