Educação Integral amplia atividades para dois turnos

A partir deste ano, os estudantes da Educação Integral da rede estadual de ensino irão experimentar uma novidade - ao invés das disciplinas dos currículos regular e diversificado em turnos separados, as aulas ocorrerão nos turnos matutino e vespertino. A iniciativa da Secretaria da Educação tem o objetivo de homogeneizar a escola e formar integralmente o aluno, proporcionando a vivência científica, cultural, artística e esportiva dentro do ambiente educacional.

Em todo o estado são 60 escolas desse tipo distribuídas em Salvador, região metropolitana e municípios do interior como Feira de Santana, Irecê, Lapão e Gentio do Ouro. Segundo a coordenadora da Educação Integral da secretaria, Rowenna Brito, o estudante se identifica com esse tipo de ensino e consegue se formar de maneira plena. Outras iniciativas também apontam para esse caminho.

Foto: Camila Souza/GOVBA
“Além das nossas escolas, participamos de programas do governo federal que são indutores da educação integral, isto é, aumentam o tempo de permanência do aluno nos colégios. Na Bahia, já são 380 escolas no programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) e 622 no Mais Educação, ambos apoiados pelo Ministério da Educação em parceria com o estado e municípios”, explica Rowenna.

Resposta pedagógica

No Colégio Estadual Alfredo Magalhães, no bairro do Rio Vermelho, aproximadamente 400 alunos do 6º ao 9º ano permanecem na instituição das 7 às 16h. A experiência desse tipo de ensino tem mostrado bons resultados para professores, estudantes e as famílias, de acordo com o vice-diretor do turno vespertino, Orlando Goes.

“Percebemos que esse aluno, atendido o dia inteiro, começa a ter uma resposta pedagógica significativa. Você passa a conhecer mais o estudante e ele tem vivência melhor dentro da escola, com os colegas, os professores e diretores. Para os pais das crianças, o tempo integral permite ocupar esses meninos que normalmente estariam em casa, sem a companhia e supervisão dos pais por trabalharem o dia inteiro”, constata o vice-diretor.

Com a mudança, entre as aulas de Matemática, Português, Geografia e Química, os estudantes aprendem também sobre direitos humanos, cidadania, educação desportiva, letramento linguístico, letramento matemático e artes. No colégio do Rio Vermelho, os alunos ainda têm aula de dança em oficina ministrada por Luís Cláudio Serra.

O professor é voluntário na escola durante o dia e, à noite, é aluno da instituição pelo programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Aqui, além dos matriculados, a direção da escola permite que a comunidade também se envolva e participe das aulas de dança, integrando o ambiente de dentro e fora do colégio”.

Formação global do aluno

Criado em 2014 pela Secretaria da Educação, o Programa de Educação Integral (ProEI) tem o objetivo de atender às demandas da rede estadual de ensino, a partir das experiências bem avaliadas com os programas federais Mais Educação e Ensino Médio Inovador - voltados para criar nova organização curricular nas escolas e para a formação global dos jovens. Por meio desse programa, o Estado organiza e incentiva a adoção da educação integral, criando condições para aumentar a permanência dos estudantes nas escolas.

Fonte: Secom Bahia