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Educação Integral beneficia mais de 26 mil estudantes baianos
A ampliação da Educação em Tempo Integral é uma realidade no Estado da Bahia. Com o programa Educar para Transformar, o Estado atende, atualmente, 19.676 estudantes. Somando-se à Educação Profissional, este número sobe para 26 mil estudantes que passam maior tempo nas unidades escolares onde encontram uma formação humana integral. Com a Educação em Tempo Integral, a proposta é consolidar um currículo integrado a partir de experiências educativas, científicas, artísticas, culturais e esportivas, fortalecendo a relação da escola com a família e a comunidade.
De acordo com a coordenadora de Educação Integral, da Secretaria da Educação do Estado, Rowenna Brito. “A educação de tempo integral tem como diferencial a ampliação do tempo do estudante na escola, onde formamos cidadãos críticos, com todas as suas competências e habilidades desenvolvidas, principalmente no interior onde não há tantas oportunidades para os estudantes. Além disso, eles acabam adquirindo um sentimento de pertencimento da escola, se envolvendo mais com a comunidade escolar e fortalecendo as relações interpessoais”, destaca a coordenadora.
A qualidade da educação integral pública é reconhecida por Vanda dos Santos Rocha, mãe das estudantes Ana Luiza, 14 anos, e Ana Beatriz, 11 anos da Escolas Reunidas Almeida Sampaio, no município de Amargosa. “No começo tive resistência em colocar minhas filhas na escola, mas em pouco tempo as melhorias apareceram. O aprendizado delas ampliou, elas têm mais responsabilidade, aproveitam mais o tempo e interagem mais com a família”, enumerou. Sua filha Ana Luiza dos Santos, 8º ano, destaca que aprende conteúdos diversificados. “Como temos oito disciplinas a mais, aprendo coisas que meus amigos que estudam em outras escolas não conhecem, isso é muito bom”, destaca.
As escolas em tempo integral têm uma estrutura diferenciada com novas práticas pedagógicas, para que o aluno se sinta mais acolhido na unidade escolar. “Aqui na escola os estudantes criam laços afetivos entre eles mesmos e com os profissionais da educação. A escola integral potencializa questões de vivência e permite que a gente conheça a realidade de cada um dos alunos”, diz a professora de Educação Científica da Escolas Reunidas Almeida Sampaio, Cleuza Souza Almeida.
ProEI
O Projeto de Educação Integral (ProEI) é uma das estratégias da Secretaria da Educação do Estado, que visa contribuir para a formação do sujeito na sua integralidade e emancipação humana e social com a ampliação para sete horas diárias no desenvolvimento de inúmeras atividades. Esta proposta procura garantir o direito à educação e ao aprender das crianças, adolescentes e jovens baianos, ressignificando a importância social e institucional da escola.
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