Educação Profissional em Tempo Integral

As ações da Educação Profissional dentro do programa Educar para Transformar já estão sendo implementadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. É o caso da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio em Tempo Integral (EPITI). Esta forma de articulação já está sendo ofertada, em quatro Centros de Educação Profissional localizados nos municípios de Simões Filho, Jaguaquara, Guanambi e Santo Antônio de Jesus, atendendo 220 estudantes no Estado.

Com isso, os cursos técnicos de nível médio ofertados nesta forma de articulação terão o tempo de duração reduzido de quatro para três anos, mantendo a mesma carga horária de 4 mil horas e a qualidade pedagógica. Além de ampliar o tempo de diária do estudante na escola, a EPITI tem outras vantagens, como a diminuição da evasão e do abandono e a possibilidade de atender mais estudantes porque o ciclo é mais rápido.

“Quanto mais tempo a gente fica na escola, mais aprendizado temos, porque cursamos mais matérias”, estudante Paulo Felipe Araújo

O Centro Estadual de Educação Profissional em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce (Ceep), em Simões Filho, foi o primeiro a oferecer Educação Profissional em Tempo Integral na Bahia, sendo direcionada aos estudantes do 1º ano do curso técnico de nível médio em Sistemas de Energia Renovável. “O sistema em tempo integral visa promover atividades contínuas para que se desenvolva a escolha profissional do aluno, agregando com o que é oferecido em sala de aula, bem como seu desenvolvimento como cidadão”, declarou a diretora do Ceep, Débora Beltoso.

Os estudantes aprovam a opção de curso. “Quanto mais tempo a gente fica na escola, mais aprendizado temos, porque cursamos mais matérias”, disse a estudante Gleice Tavares de 15 anos. “O curso em tempo integral, para mim, só tem vantagens. Estamos nos preparando para o futuro, adquirindo mais conhecimentos”, finalizou Paulo Felipe Araújo, de 15 anos.