Educação Profissional impulsiona desenvolvimento da Bahia

A qualificação e formação de jovens e trabalhadores é fundamental para a atração de investimentos e para o desenvolvimento da Bahia. A afirmação foi feita pelo diretor de relações internacionais da Superintendência de Desenvolvimento Econômico (SDE), da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado (SICM), Ricardo Vieira (foto).

Ele participou da abertura da 4ª edição dos Encontros Pedagógicos de Atualização Curricular da Educação Profissional, na terça-feira (27), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), com foco nos Eixos Tecnológicos, Controle e Processos Industriais e Produção Industrial.

Ricardo Vieira ministrou palestra sobre a Expansão do Setor Industrial e Mineração: desafios e capacitação. Ele traçou um panorama dos investimentos no Estado, no âmbito da SICM. Destacou setores estratégicos e em expansão, como agroindústria, automobilístico, comércio e serviços, construção civil, mineração, indústria naval e portuária, petróleo e petroquímica. Lembrou, ainda, projetos estruturantes como a Ferrovia Oeste-Leste, o Complexo Porto Sul e investimentos para potencializar o Polo Petroquímico de Camaçari como um grande polo industrial.

Conheça o blog da Educação Profissional

Paralelamente aos investimentos, Vieira enfatizou que a Educação Profissional é estratégica e necessária. “Uma das questões mais importantes para o empresariado é a formação e qualificação. A capacitação e a educação profissional são fundamentais para que esse desenvolvimento aconteça. Além de estradas, portos, ferrovias, precisamos de pessoas qualificadas e adequadas para esse novo perfil de desenvolvimento. A educação já é agente transformador, já pode desenvolver todo um território”, acredita.

Parceria - A SICM, que participou do II Encontro de Educação Profissional da Bahia, tem contribuído no processo de articulação entre demanda e oferta de Educação Profissional. A Superintendência de Indústria e Mineração e a Superintendência de Comércio e Serviços elaboram um sistema de informações que, antecipadamente, aciona a Secretaria da Educação e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte para a implantação dos cursos necessários à formação de mão de obra que atendam aos novos empreendimentos. “A SICM e a Secretaria da Educação estão em parceria para que um saiba o planejamento do outro e tente complementar essas questões. A interação ocorre entre diferentes secretarias e é importante para se ter, no Estado, um desenvolvimento harmônico”, acrescentou.

Ricardo Vieira ressalta que quando se fala em indústria, isso também implica em falar de diferentes áreas e setores, como manutenção, serviços, logística, transporte, fornecedores, que demandam mão de obra qualificada para atendimento a diferentes demandas que surgem no entorno.

Os encontros prosseguem até amanhã (dia 28). Professores, gestores e coordenadores dos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional e unidades escolares que ofertam os cursos técnicos de nível médio, abordarão outras temáticas como o ensino e a aprendizagem nas modalidades da Educação Profissional. Também participam de grupos de trabalho quando discutirão as matrizes curriculares e devem elaborar propostas.

Notícias Relacionadas