Educadores avaliam o resultado da Jornada Pedagógica 2020 encerrada nesta sexta-feira (7)

Professores, coordenadores, diretores escolares e gestores da Secretaria da Educação do Estado SEC) fazem um balanço positivo da Jornada Pedagógica 2020. O evento, realizado nas escolas da rede estadual da capital do interior, de segunda (3) a esta sexta-feira (7), foi considerado exitoso em seu objetivo de planejamento pedagógico do ano letivo, que será iniciado nesta segunda-feira (10). Durante o encontro – cujo tema foi “Ano Anísio Teixeira: pela união entre a educação e a vida” –, os profissionais da Educação discutiram ações e atividades, bem como avaliaram o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem dos estudantes da rede estadual de ensino.

Foto: Divulgação
A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Falcão, falou sobre o resultado da Jornada Pedagógica. “A nossa avaliação é que a jornada foi muito bem-sucedida. Já temos alguns resultados parciais da avaliação feita pelos professores e diretores. A receptividade em relação à forma de organização dentro dos quatro eixos pedagógicos (currículo, formação pedagógica e avaliação) foi muito positiva. Dentro do site da jornada, a gente organizou todos os materiais com alguma antecedência, justamente para orientar o trabalho. Também tivemos um retorno muito positivo na pré-jornada territorial, quando os educadores definiram o que queriam discutir na jornada, este ano. Planejar não é a parte mais difícil; o difícil é executar o que dissemos que queremos fazer. Então, o desafio começa agora, na segunda-feira, com o início do ano letivo”.

Os educadores falam sobre a agenda positiva para a Educação da Bahia. O professor de Geografia Laécio Oliveira, do Colégio Estadual Rômulo Galvão, em Caldeirão Grande. “Percebi algo de muito positivo nesta jornada: discussões importantes para nós, professores, que serão levadas para as nossas escolas. Desde a recepção às programações, tudo foi muito organizado. Creio que nós, educadores, iremos levar para as nossas escolas muitas inovações que vivenciamos nas oficinas e nas palestras”.

A professora Maria Lira, do Colégio Estadual de Campo Formoso, no município de Campo Formoso, fez uma avaliação sobre o evento da rede estadual. “Todos nós, professores do NTE 25 (Núcleo Territorial de Educação), estávamos com uma expectativa positiva em relação à Jornada 2020. E no decorrer da semana confirmamos as nossas expectativas a partir das atividades, que foram muito produtivas, em especial as oficinas, que foram bem desenvolvidas e representativas”.

Também ficou satisfeito com o resultado da Jornada Pedagógica 2020 o professor Alcione Castro, do Colégio Estadual de Campos Carlos Alberto, em Andorinha. “A jornada foi muito bem organizada, estruturada. Este ano, o evento foi bem diversificado nos temas, o que agradou bastante a nós, professores. O resultado foi excelente e os gestores dos NTEs estão de parabéns pela organização, pelo acolhimento”, avaliou o educador.