Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Educadores da rede estadual participam de formação continuada sobre Educação Inclusiva
Educadores da rede estadual participam de formação continuada sobre Educação Inclusiva
Publicado em qua, 27/03/2019 - 10:43 por ASCOM
Palavras-chave:
Foto: divulgação
A cursista Kátia Jatobá fala sobre a sua experiência em participar da formação voltada à Educação Inclusiva nas unidades escolares. “Estou achando muito interessante, porque estou conhecendo um trabalho de inclusão surpreendente. São muitas novidades, muitos aprendizados e a experiência está sendo muito importante para mim. É um mundo encantador e desafiador”, declara a pedagoga, que irá atuar no CEEBA a partir desta formação.
A formação, de acordo com a vice-diretora do CEEBA, Gisele Cajaíba, tem uma carga horária de 120 horas, distribuída em três módulos de 40 horas semanais, sendo que os dois primeiros são totalmente presenciais e acontecem no auditório do CEEBA. Já o terceiro módulo é dedicado à experimentação pedagógica, composta pelas etapas de planejamento, execução na unidade escolar e seminário de apresentação da atividade. “A inclusão da experimentação pedagógica possibilita, além do processo de construção de conhecimentos teórico/práticos, a implementação de ações pedagógicas que provoquem deslocamentos do currículo escolar para uma perspectiva, efetivamente, inclusiva”, pontua.
Entre os temas da formação estão: “Deficiência múltipla: ações do Projeto DICA em prol do desenvolvimento saudável”; Surdocegueira: possibilidades e desafios”; “A síndrome neurológica congênita pelo Zica vírus, seus comprometimentos e a experiência da ONG Abraço a Microcefalia”; “A Lei da Inclusão (LBI)”; Diretrizes da Educação Inclusiva no Estado da Bahia”; e “O estudante com necessidades educacionais especiais: relações entre preconceito e inclusão”.
A coordenadora da Educação Inclusiva da Secretaria da Educação do Estado, Patrícia Braile, fala sobre a importância da atividade. “A ação é de forte impacto na rede, pois resgata uma relevante função dos Centros de Atendimento Educacional Especializado, que é a formação continuada. A temática também é urgente, pois poucos professores no país possuem qualificação técnica para atuar com estudantes com múltiplas deficiências. O CEEBA é uma instituição de destaque na formação continuada e a atual gestão tem investido neste foco. A rede só tem a ganhar quando as Diretrizes para a Educação Inclusiva se convertem em uma prática”.
>> Escute o áudio desta notícia
You are missing some Flash content that should appear here! Perhaps your browser cannot display it, or maybe it did not initialize correctly.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo