Educadores destacam a importância dos Cadernos de Apoio à Aprendizagem no ensino remoto

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Foto: Mateus Pereira /GOVBA
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) vem disponibilizando desde o início do ano letivo 2020/2021, nos formatos digital e impresso, os Cadernos de Apoio à Aprendizagem de todas as áreas do conhecimento para o ensino regular e para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O material didático, elaborado por professores da rede estadual, é parte do planejamento pedagógico para as atividades dos anos letivos 2020-2021, no continnum curricular, que atualmente, acontecem por ensino remoto.  
 
Os Cadernos de Apoio à Aprendizagem são organizados em duas partes: planejamento da unidade por componente curricular e as “Trilhas de Aprendizagem”, que são sequências didáticas que dinamizam o processo de ensino e aprendizagem. Segundo a diretora de Currículo, Inovação e Tecnologias Educacionais, Jurema Brito, já foram disponibilizados um total de 389 Cadernos de Apoio à Aprendizagem, que foram ofertados nas unidades letivas das escolas da rede estadual de ensino. “A SEC já ofertou, até agora, 222 cadernos das ofertas regulares; 162 cadernos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA); e cinco cadernos temáticos de Agroecologia”, informou.
 
 
A professora de Inglês, Laís Lobo, do Colégio Estadual Coronel Cândido Silveira Santos, em Aracatu, falou como os cadernos vêm auxiliando no aprendizado dos alunos “Uma grande parte dos nossos alunos migra para a colheita sazonal do café por um período significativo no decorrer do ano letivo. Por isso, há alguns anos, os professores confeccionaram e adaptam um portfólio de aprendizagem e, atualmente, incluíram as trilhas dos Cadernos. Todo o material contempla os mais diversos conhecimentos, que podem ser estudados pelos alunos durante sua estadia nas fazendas, garantindo, assim, seu direito de
Na foto: Laís Lobo
aprender”, revelou. 
 
Material - Planejados e produzidos a partir de nove etapas, os Cadernos de Apoio à Aprendizagem trazem uma sequência de atividades que apoiarão os estudantes na apropriação dos conhecimentos científicos das áreas de conhecimento, bem como no desenvolvimento das competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), a partir do alcance dos objetivos de aprendizagem previstos nos Cadernos. 
 
O material tem como objetivo atender a estudantes nos diversos perfis de acessibilidade tecnológica, incluindo os que não possuem acesso à internet, durante as aulas remotas do ano letivo 2020/21. O material vai compondo, gradualmente, um material didático de suporte para a organização curricular nas escolas.

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