Eleição do Colegiado Escolar atrai as famílias para a escola

Muitas escolas estaduais receberam visitantes especiais, nesta segunda-feira (8), para o início da votação que escolherá os novos membros do Colegiado Escolar. A eleição, que prossegue até esta sexta-feira (12), levou às urnas  pais, mães e responsáveis, que, com representação garantida no colegiado, poderão dar sugestões, acompanhar e fiscalizar as ações pedagógicas e administrativas da escola, juntamente com os demais membros eleitos, ou seja, estudantes, funcionários e representantes dos professores.

Empolgada com as eleições, a mãe do estudante Isaac Batista, 20 anos, a comerciante Emanuela Reis Batista, foi uma das primeiras a votar no Colégio Estadual Professor David Mendes, no bairro de São Marcos, em Salvador, onde o seu filho cursa o 3º ano. Ela falou sobre a importância do envolvimento das famílias na escola, contribuindo para a melhoria da educação. “A participação dos pais na vida escolar de seus filhos é muito importante e estas eleições nos dão a oportunidade de estarmos mais presentes. Sou mãe participativa 24 horas do dia. Acompanho, participo das reuniões, faço parte da comissão dos pais e creio que tudo isto fortalece o interesse de Isaac em estar sempre buscando o conhecimento”, relata.

A diretora da unidade escolar, Marília Malhado, diz que o Colegiado Escolar cumpre uma valiosa missão. “Percebo que, com a eleição para o Colegiado Escolar, estamos avançando na melhoria da Educação, principalmente por conta da integração da família à vida escolar dos alunos”. A professora de Língua Portuguesa, Sueli Silva, completa que houve um intenso trabalho preparatório para dar “mais seriedade e visibilidade” ao processo. “Reforçamos, junto a todos os segmentos, a importância do voto. Observei que os professores ficaram mais engajados”, conta a docente, que também é membro da comissão eleitoral no David Mendes.

Fotos: Claudia Lessa / ASCOM Educação
Participação integrada – Para o presidente do Grêmio Estudantil do Colégio David Mendes, Ruan Santos, 21 anos, 2º ano, a eleição do colegiado é um dos momentos mais importantes na vida escolar. “Ao participarmos do processo, estamos contribuindo para a construção de uma escola cada vez mais democrática e participativa, sempre visando a melhoria da qualidade pedagógica”, destaca o líder estudantil.

O coordenador de Articulação dos Núcleos Territoriais de Educação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, José Barreto Bittencourt, ressalta ações empreendidas para fortalecer a gestão democrática e participativa das escolas. “Realizamos, recentemente, as eleições para líderes estudantis. Agora, com as eleições do Colegiado Escolar, estamos vivenciando o ápice da participação democrática nas nossas escolas, levando em conta que o órgão tem caráter deliberativo, consultivo, mobilizador e de acompanhamento no sentido de cuidar da gestão pedagógica, a partir da concepção de uma escola com Educação de qualidade”.

Bahia – No interior do estado diversas unidades estão se mobilizando para a realização das eleições, como o Colégio Estadual Plínio Carneiro, em Barrocas, Centro Educacional 30 de Junho, em Serrinha, Colégio Democrático Professor Romulo Galvão, em Elísio Medrado e o Colégio Estadual Liberdade, em Itaberaba. Já no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, em Pojuca, Região Metropolitana de Salvador, o candidato Murilo Dias, 16, aluno do 1º ano, reuniu os colegas de classe e produziu um vídeo com um jingle autoral.

"Começamos a compor na sexta-feira passada, e acabamos escolhendo a música mais alegre. Então junto com os colegas gravamos na sala de aula e postamos nas redes sociais. Foi bastante divertido mostrando o nosso comprometimento com as eleições que acontecem na quarta-feira (10/05)", explica.

Ele ainda apontou a importância dos segmentos da escola terem representantes que atuem junto aos gestores da escola. "Acho fundamental esse envolvimento pois, assim, vou servir para representar e atuar como uma voz para meus colegas", afirma.

A posse dos novos representantes do Colegiado Escolar de cada unidade se dará entre 12 e 26 de maio. Os resultados serão publicados no Diário Oficial, durante este período.