Eleição para colegiado escolar atrai participação das famílias nas escolas

Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Pais, mães e responsáveis de alunos estão cada vez mais se mobilizando para contribuir ativamente pela melhoria da educação, atendendo ao chamado do Governo do Estado, por meio do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. Um exemplo é a intensa participação de pais, mães e responsáveis dos alun os como candidatos e eleitores na eleição do colegiado escolar, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que acontece até esta sexta-feira (24/07), nas escolas da rede estadual.

Este é o caso de Rita de Cássia Aragão, mãe de aluno do 1º ano e candidata do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no bairro da Paz, em Salvador, onde a eleição foi realizada nesta quinta-feira (23/07). “Meu maior interesse como mãe é participar diretamente das questões que serão resolvidas e irão acontecer em benefício dos alunos e da comunidade. Tenho a certeza de que a minha atuação será algo muito forte, pois participarei assiduamente de cada decisão, projeto e de tudo aquilo que estiver integração de pais e alunos nesta escola”, destacou.

"Meu maior interesseé participar diretamente das questões que e irão acontecer em benefício dos alunos e da comunidade", Rita de Cássia Aragão, mãe de aluno

Márcia de Jesus Santos, também mãe de um dos alunos do 1º ano da unidade escolar, chegou cedo para exercer o seu papel de cidadã e depositar o seu voto na urna. Ela afirmou que acha essencial o envolvimento dos pais nas atividades relacionadas à escola. “Como votante, espero que esta eleição traga benefícios para os colégios e, também, para os alunos, professores e nós, que somos pais e parceiros”, pontuou.

Quem também não hesitou em votar, foi a estudante e vice-líder de classe do 1º ano, Joisi Lima. “O colegiado é importante para mostrar que o colégio não é só composto de diretoria e professores, mas também, de pessoas que nos representam como colegas, pais e funcionários”, disse a aluna.

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

MAIS SOBRE O COLEGIADO
O colegiado escolar é composto de estudantes, professores, funcionários e pais ou responsáveis de alunos. Os eleitos terão o papel de contribuir com a gestão democrática e participativa das escolas. Eles poderão tomar decisões, aconselhar os gestores, acompanhar e/ou fiscalizar as ações pedagógicas e administrativo-financeiras realizadas e mobilizar, principalmente, outros estudantes e pais ou responsáveis a se unirem para assumir a educação como um bem familiar e social.

>> Clique aqui e veja mais fotos