Eleições para dirigentes prossegue na quinta-feira para escolas de Salvador e Região Metropolitana

Na quinta-feira (17), será realizado o segundo dia das Eleições para Dirigentes Escolares nas escolas da rede estadual da Bahia, com a participação das unidades escolares da capital e mais 50 municípios, incluindo os da Região Metropolitana de Salvador, Alagoinhas e Feira de Santana. Durante o primeiro dia de votação, as eleições transcorreram normalmente nos colégios dos municípios do Polo 1, incluindo Santo Antônio de Jesus, Valença, Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Serrinha, Itapetinga, Amargosa, Santo Amaro e Cruz das Almas.

As eleições prosseguem na segunda-feira (21/11), nos municípios do Polo 2, abrangendo Jequié, Juazeiro, Jacobina, Piritiba, Itaberaba, Brumado, Vitória da Conquista, Irecê, Ibotirama, Macaúbas, Caetité, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Seabra, Senhor do Bonfim e Guanambi.

Depois de três anos do último pleito, a comunidade escolar volta às urnas para escolher os dirigentes escolares por meio do voto direto, secreto e facultativo. O secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, convoca os pais, responsáveis, professores e estudantes acima de 12 anos para participar do processo. Segundo ele, “a participação democrática de todos é fundamental para a melhoria da qualidade da educação na escola pública”.

A novidade da eleição de 2011 é a composição completa da chapa eleitoral, com diretores e vice-diretores. “Aprimoramos a chapa completa - diretor e vices - para dar mais autonomia, transparência e unidade à gestão escolar”, afirma o secretário Osvaldo Barreto.

Após a eleição da equipe gestora, os estudantes, professores e Colegiado Escolar podem acompanhar o trabalho por meio da execução do plano de gestão. Se os dirigentes eleitos não cumprirem o plano proposto na campanha, o Colegiado poderá intervir e recomendar a destituição de tais dirigentes para os cargos assumidos.