Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Em Aporá, Governo do Estado inaugura novo colégio estadual de tempo integral
Em Aporá, Governo do Estado inaugura novo colégio estadual de tempo integral
Publicado em sab, 11/03/2023 - 15:19 por diego.mascarenhas
Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Júnior/ SECBA
Jerônimo enfatizou que a escola oferecer as modalidades de Ensino Médio e Técnico na mesma estrutura faz parte de um projeto pensado para garantir que a juventude possa ter a sua formação profissional facilitada, além de levar em conta as atividades econômicas já desenvolvidas na região. "A educação profissional é o caminho. Nós avançamos muito em gestões anteriores e conseguimos ampliar os centros de educação profissional territoriais [Ceteps], sempre com foco de orientar os cursos para a vocação do território. Nessa região aqui, a agricultura e a pecuária são muito fortes, logo, os cursos são determinados para essa demanda. Os cursos também podem ser criados para projetos especiais, por exemplo, na área de saúde. Aqui em Aporá ainda queremos criar cursos para o potencial turístico", pontuou.
Estrutura de excelência
A titular da Educação, Adélia Pinheiro, enfatizou que elevar o nível educacional na Bahia é uma prioridade do Governo do Estado, e que escolas com estrutura com padrão de excelência, aliado ao investimento nos alunos e professores, integram esse grande desafio. “No mês de março, ao todo, entregaremos 12 escolas. Essa é a segunda do mês, mas é a nona que entregamos nesse ano de 2023. Mas temos mais de 350 obras, seja de modernização de escolas já existentes ou de novas escolas, sendo que a maior parte será entregue neste ano de 2023. É o nosso compromisso de trilhar a educação com oportunidade, acessibilidade, garantia de direitos e espaços escolares que acolhem, que dão segurança aos nossos estudantes”, assegurou.
A nova unidade escolar de Aporá ocupa um área no Alto da Lagoa, com 12 salas de aula, biblioteca, quatro laboratórios (de biologia e química; matemática e física; linguagens; e informática), teatro, com 176 lugares; sala multifuncional (para trabalhos de arte e comunicação), sala de dança e lutas, piscina semiolímpica, e campo de futebol society, com pista de atletismo. A obra foi executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), em parceria com a Secretaria de Educação (SEC).
O colégio, além de ser integral para estudantes do Ensino Médio, tem formação técnica em Agropecuária, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A diretora da unidade, Cléa Gouveia, disse que com a nova estrutura será muito fácil trabalhar e cumprir a missão de educar.
"A gente se sente muito feliz e realizado, porque apesar de a escola anterior ter uma estrutura deficitária, isso nunca foi um impedimento para que desenvolvêssemos os nossos projetos, porque sempre nos preocupamos em fazer o melhor para o desenvolvimento do nosso aluno. Um desenvolvimento que deve ser cognitivo, mas deve também ser pensado de forma integral, independente da estrutura física. Porém, hoje, com uma estrutura dessas que estamos recebendo, será muito mais fácil trabalhar e cumprir a nossa missão de educar. Educar para a ciência, educar para a cidadania, sendo este o nosso objetivo”, disse.
Mais uma escola
Em outubro de 2022, o Governo do Estado inaugurou o Colégio Estadual de Tempo Integral de Itamira, distrito de Aporá. Outras escolas com o mesmo padrão estrutural já foram entregues em várias cidades do interior e também na capital do estado. Desde o início deste ano, já receberam colégios de tempo integral os munícipios de Remanso, Tucano, Itabuna, Serrolândia, Jaguaripe, Iraquara, Presidente Dutra e Amélia Rodrigues, além da escola entregue hoje, em Aporá.
A estudante do colégio inaugurado em Itamira, Alana Souza, já colhe os frutos da educação integral, que a auxiliou nos estudos para o vestibular em 2022. A jovem de 18 anos foi aprovada em Ciências Contábeis na Universidade Federal da Bahia (Ufba); em Direito na Mackenzie, em São Paulo; e em Letras na Universidade de São Paulo (USP).
“É uma grande oportunidade um colégio como esse, porque tem laboratórios, tem laboratório de ciência, de informática, de física, de química. É uma grande oportunidade para jovens do interior, que antes não tinham essa possibilidade. Então estudem bastante, vocês são capazes de chegar onde vocês quiserem”, aconselhou Alana.
Repórter: Milena Fahel/GOVBA
Notícias Relacionadas
-
Internos do Complexo da Mata Escura participam do segundo aulão preparatório para o Enem-PPL 2024
-
Abertura da 3ª edição do Deputado Jovem Baiano reúne 63 estudantes na Alba para vivência legislativa
-
Estudantes da rede estadual de Serrinha são premiados por projeto científico em evento da Samsung
-
Estudantes da rede estadual de Salvador e Lauro de Freitas visitam a Fenagro
-
Jovens cientistas criam copo biodegradável a partir do amido de mandioca e bagaço de cana
-
Competição nacional: estudantes da rede estadual são medalhistas na 2ª Olimpíada de Português
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos