Em live, monitores do Mais Estudo destacam a importância da participação dos estudantes na prova SAEB

Mediada por estudantes da rede estadual de ensino, a sétima live Mais Estudo, realizada nesta terça-feira (16), por meio do programa de monitorias promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), teve como foco a mobilização da comunidade estudantil para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), através dos estudantes monitores do Mais Estudo. Aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), através das escolas das redes públicas até o dia 10 de dezembro, a prova visa avaliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O subsecretário da Educação, Danilo Melo, que abriu o encontro virtual, falou sobre a importância dos monitores do Mais Estudo, junto aos professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, na mobilização dos estudantes para a prova do SAEB. “Estamos mobilizando os estudantes da rede para que façam a prova do SAEB, que é muito importante para medirmos a proficiência dos nossos estudantes e discutimos como o monitor do Mais Estudo pode nos ajudar neste sentido. É um momento único nas redes públicas de ensino, que acontece a cada dois anos, para identificarmos o resultado das aprendizagens”.

Os estudantes Carsten Santos, monitor de Matemática no Colégio Polivalente Monsenhor Ferreira de Brito, em São Sebastião do Passé, e João Pedro, monitor de Língua Portuguesa, no município de Caturama, apresentaram um slide com dicas sobre a avaliação e o passo a passo da sua aplicação. “Realizamos esta live para tirar dúvidas dos colegas e abordar a importância da prova do SAEB para a rede pública de ensino, levando em conta que a educação é uma ferramenta que pode mudar o mundo”, comentou Carsten. João Pedro completou: “É importante planejar, criar e discutir as atividades, junto aos professores, para que todos possam aproveitar a oportunidade de fazer a prova do SAEB”.

Superintendente de Gestão da Informação Educacional da SEC, Rainer Guimarães tirou dúvidas sobre a prova e reforçou a importância do envolvimento de todos os atores da Educação para garantir a participação dos estudantes nas avaliações. “Foi um encontro de mobilização e sensibilização para a rede estadual entrar no clima da prova. Algumas escolas já realizaram a avaliação, que teve início no dia 8 de novembro. É importante manter a mobilização de todos os colegas e auxiliá-los na realização da prova. É importante os esforços conjuntos do Estado e dos municípios para garantir a participação dos estudantes para que o indicador de cada escola contribua para a somatória e o resultado final do IDEB”.

Prova SAEB – A ação consiste em um conjunto de testes e questionários, com a finalidade de avaliar a qualidade da Educação Básica do país; contribuir para a sua melhoria; e monitorar as políticas públicas educacionais. Participam estudantes do 5º e 9º no do Ensino Fundamental e 3° ano do Ensino Médio. A SEC  disponibilizou, no Portal da Educação, orientações para a preparação dos estudantes, dos professores e das equipes gestora e pedagógica para a realização da prova da SAEB, como o material necessário para o dia da aplicação; o tempo da prova; e o preenchimento correto do cartão-resposta. Acesse aqui para checar  as informações.