Em live, SEC realiza apresentação de materiais de orientações pedagógicas para educadores da EJA

Professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares da rede estadual de ensino e estudantes ligados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram, nesta segunda-feira (25), de uma live realizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) para a apresentação do pacote de materiais contendo as orientações pedagógicas do primeiro semestre de 2022 para os educadores que atuam na EJA. Durante o encontro, foram tratados tópicos como "Organizador curricular", "Guia do livro didático" e "Manual de apoio ao professor".

>> Assista à live através do link: https://bityli.com/cpcdu

O superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manoel Calazans falou sobre a EJA dentro do sistema público de Educação. “Nossa responsabilidade com a EJA é política, social e pedagógica, dentro de uma perspectiva de política de reparação pois sabemos que temos homens e mulheres que ficaram fora do sistema educacional e precisam ser objetos de nossos planejamentos e documentos institucionais e livros didáticos. Nosso esforço é para que a EJA atenda a sua principal função social, dentro do contexto das nossas escolas estaduais”.

A live das entregas da EJA, que foram detalhadas pela coordenadora Isadora Silva Sampaio, contou, também, com a presença da diretora de Educação e suas Modalidades, Iara Icó. “A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade que tem muitas especificidades e, por isso, o cuidado na produção de materiais que atentam as necessidades do estudante da EJA. É importante que a gente conheça a intencionalidade e funcionalidade de cada material norteador das ações pedagógicas para que os professores possam fazer o seu melhor uso, dentro do contexto da modalidade”.

Sobre a EJA – A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se caracteriza como educação pública para pessoas com experiências diferenciadas de vida e de trabalho. A modalidade da Educação Básica visa garantir a jovens e adultos o direito à formação na especificidade de seu tempo humano, assegurando-os a permanência e a continuidade dos estudos ao longo da vida. Com o objetivo de promover o avanço da qualidade da EJA, a SEC adquiriu 822.142 livros didáticos específicos para a modalidade, que teve mais de 116 mil estudantes matriculados no ano continuum 2020/21.