Em Nova Soure, construção de escola contará com mais de R$ 11 milhões em investimento

Em visita ao município de Nova Soure, nesta quinta-feira, o governador Rui Costa, acompanhado do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, autorizou a construção de um novo colégio estadual com  recursos da ordem de R$ 11,4 milhões. A unidade faz parte de um conjunto de investimentos estaduais que superam R$ 3,5 bilhões. Já são 160 novas escolas e mais de 400 unidades sendo modernizadas em toda a Bahia.

Rui destacou que os altos investimentos que estão sendo feitos na infraestrutura, na tecnologia e na área pedagógica têm o objetivo de oferecer uma escola adequada em toda a Bahia. “As novas salas de aula possuem, no mínimo, 60 metros quadrados, com ar condicionado e tratamento acústico para que os alunos e professores possam ter o melhor ambiente possível para aprendizagem”.

De acordo com o governador, o objetivo é ampliar a oferta da Escola em Tempo Integral em toda a Bahia. “As escolas terão laboratórios, no plural, para a prática da educação profissional. Com isso, nós estamos ampliando a oferta da Escola de Tempo Integral, com refeitório adequado para disponibilizar almoço. Teremos também equipamentos culturais e esportivos, Ginásio Poliesportivo coberto, um campo de grama sintética oficial, pistas de atletismo e de salto. As escolas passarão a ter, ainda, espaço adequado para atividades culturais e um auditório em forma de teatro, que vai atender também a toda a comunidade”.

Educar para Trabalhar

O governador Rui Costa convocou os estudantes a se inscreverem no Programa Educar para Trabalhar. “O Sesi, o Senac e o Sesc oferecem cursos profissionalizantes pagos. O Governo do Estado comprou 200 mil vagas para esses cursos, e nós já lançamos dois editais. Mas ainda temos 91 mil vagas, então, agora em março, nós teremos um novo edital para inscrição. Fica então o convite para que os alunos possam se inscrever nesses cursos profissionalizantes gratuitos”.

O secretário Jerônimo Rodrigues explicou que os cursos serão remotos. “Os alunos poderão escolher cursos nas áreas de saúde, administração, agricultura, entre outras áreas. O objetivo é que esses jovens sejam capacitados, aprendam uma função e recebam certificados para incluírem em seus currículos, para que cheguem qualificados ao mercado de trabalho”, afirmou.

Para conferir mais ações no município de Nova Soure, acesse aqui.

Repórter: Raul Rodrigues/ SECOM Bahia