EMITec serve de exemplo para Governo do Ceará

O Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, serviu de exemplo na última sexta-feira (25/5), para uma comissão de educadores do Ceará. Integrantes da Secretaria da Educação cearense conheceram de perto a estrutura e o funcionamento do programa, que tem como objetivo central garantir o acesso dos estudantes de localidades distantes ao ensino médio.

A comissão conheceu desde o processo de planejamento das aulas até a estrutura dos estúdios e manutenção do Ambiente Virtual de Aprendizagem. "Esta não é a primeira vez que nós recebemos equipes de outros Estados. Já recebemos até mesmo uma equipe do Piauí. Acredito que o EMITec serve de exemplo pelo bom trabalho que é desenvolvido pelo corpo docente e planejamento pedagógico", disse Letícia Machado, coordenadora executiva do EMITec.

O programa conta hoje com mais de 13 mil estudantes e está disponível em mais de 342 unidades de ensino, com aproximadamente 730 mediadores. O EMITec se constituiu como alternativa pedagógica para alcançar os 417 municípios assim como articular para os alunos o que acontece no mundo com os acontecimentos regionais. Desta forma, em áreas longínquas, onde era remota a possibilidade de levar a oferta educacional, acontecem as transmissões de conteúdos educacionais em sala-estúdio, implantada no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.

As aulas são transmitidas, via satélite, em tempo real, com mediadores em cada sala das escolas. Pioneiro na região Nordeste, o EMITec está de acordo com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Orientações Curriculares Estaduais para o Ensino Médio e o documento Princípios e Eixos da Educação na Bahia.

Notícias Relacionadas